O QUE DIZEM ESTUDANTES E EGRESSOS SOBRE METODOLOGIAS E TÉCNICAS PROJETUAIS DIGITAIS NA ACADEMIA E NO MERCADO: UMA ANÁLISE CRÍTICA PRELIMINAR

Publicado em 25/04/2024 - ISBN: 978-65-272-0422-0

Título do Trabalho
O QUE DIZEM ESTUDANTES E EGRESSOS SOBRE METODOLOGIAS E TÉCNICAS PROJETUAIS DIGITAIS NA ACADEMIA E NO MERCADO: UMA ANÁLISE CRÍTICA PRELIMINAR
Autores
  • Ariel Tomazelli Crespo
  • Felipe Manhoni
  • Fabiana Oliveira Heinrich
  • JULIA PINHEIRO
Modalidade
Artigo
Área temática
Design, arte e novos modos de debates políticos
Data de Publicação
25/04/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-coloquio-de-pesquisa-em-design-e-arte/705476-o-que-dizem-estudantes-e-egressos-sobre-metodologias-e-tecnicas-projetuais-digitais-na-academia-e-no-mercado--uma
ISBN
978-65-272-0422-0
Palavras-Chave
Campo do Design, Crítica, Metodologias e Técnicas Projetuais Digitais
Resumo
Esse artigo apresenta resultados preliminares de uma pesquisa de Iniciação Científica que objetiva investigar uma percepção comum a grande parte de estudantes de Design: que o que aprendem em sala de aula muitas vezes difere daquilo que é requerido dos mesmos no mercado de trabalho. Para o desenvolvimento dessa investigação, lançamos mão da ideia da influência de fatores extra-Campo no ambiente acadêmico e mercadológico do Campo do Design. Esses fatores correspondem à influência do modo de produção — contemporaneamente, o capitalismo — nas nossas formas de ensino e de trabalho, como tempo, dimensão financeira, acesso à tecnologia, dentre outros. Através de questionário e entrevistas, procuramos evidenciar em que medida e como esses fatores influenciam o aprendizado e a aplicação de metodologias e técnicas projetuais digitais na realidade de estudantes e egressos dos cursos de Design da EBA-UFRJ, sobretudo do curso de Comunicação Visual Design, a partir do recorte das entrevistas. Pela análise preliminar das mesmas, verificamos que os fatores extra-Campo ligados ao modo de produção capitalista como dimensões concretas materiais (acesso à tecnologia) e de gestão do trabalho (tanto do tempo acadêmico quanto mercadológico), por exemplo, influenciam no ensino e no emprego das metodologias e técnicas. Logo, advogamos que para um melhor entendimento das diferenças entre academia e mercado observadas pelos estudantes e egressos, o contexto em que essas ocorrem deve ser investigado criticamente.
Título do Evento
IV Colóquio de Pesquisa em Design e Arte. Arte, design, (re)invenção política e transformação social
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Colóquio de pesquisa em Design e Arte: arte, design, (re)invenção política e transformação social
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CRESPO, Ariel Tomazelli et al.. O QUE DIZEM ESTUDANTES E EGRESSOS SOBRE METODOLOGIAS E TÉCNICAS PROJETUAIS DIGITAIS NA ACADEMIA E NO MERCADO: UMA ANÁLISE CRÍTICA PRELIMINAR.. In: Colóquio de pesquisa em design e arte: arte, design, (re)invenção política e transformação social. Anais...Fortaleza(CE) UFC, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-coloquio-de-pesquisa-em-design-e-arte/705476-O-QUE-DIZEM-ESTUDANTES-E-EGRESSOS-SOBRE-METODOLOGIAS-E-TECNICAS-PROJETUAIS-DIGITAIS-NA-ACADEMIA-E-NO-MERCADO--UMA. Acesso em: 20/05/2025

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