CONSTRUÇÃO DE MODELOS CELULARES, POR ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, COMO METODOLOGIA AUXILIAR PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CITOLOGIA.

Publicado em 30/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-061-3

Título do Trabalho
CONSTRUÇÃO DE MODELOS CELULARES, POR ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, COMO METODOLOGIA AUXILIAR PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CITOLOGIA.
Autores
  • Maria Taís Leal Do Amaral
  • Duana Maria Da Silva Amaral
  • MAYARA LARISSA LOPES DOS SANTOS SILVA BRITO
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL
Área temática
Ensino de Ciências Biológicas
Data de Publicação
30/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/isipecaeset/188635-construcao-de-modelos-celulares-por-alunos-do-1-ano-do-ensino-medio-como-metodologia-auxiliar-para-o-processo-
ISBN
978-65-5941-061-3
Palavras-Chave
Modelos didáticos. Citologia. PIBID-Biologia
Resumo
Dentro da Biologia, o conteúdo de citologia mostra-se repleto de subjetividade, uma vez que trata de estruturas em geral microscópicas. O modo de apresentar os conteúdos de citologia, é uma das grandes dificuldades encontradas pelos professores do ensino médio, assim a utilização de maquetes ilustrativas como ferramenta pedagógica é ótima opção para o auxílio na exposição e fixação do conteúdo de forma dinâmica. O presente trabalho teve como objetivo a produção de modelos didáticos, pelos alunos do 1º ano do ensino médio, como alternativa metodológica de fixação do conteúdo. O mesmo, foi desenvolvido ao longo do IIº Bimestre Letivo, nas aulas de Biologia do 1º ano (A, B, C, D, E e F) do Ensino Médio, na Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Walmy Campos Bezerra, São José do Belmonte/PE. Após exposição de aulas teóricas, com auxílio de modelos didáticos, e aulas práticas em laboratório utilizando laminário, sobre tipos, estruturas e funções das células, os discentes foram divididos em equipes e instruídos a confeccionar modelos didáticos estruturais de células procariontes e eucariontes (vegetais e animais), membrana plasmática e envoltórios celulares (glicocálix e parede celular). Os mesmos foram orientados e auxiliados na confecção do material, pelo professor de biologia e bolsistas do PIBID-Biologia da FAFOPST, durante as aulas de Biologia Experimental. Após a construção do material, os alunos socializaram suas maquetes através de seminário, utilizando-as para auxilio da exposição do conteúdo. Os resultados foram satisfatórios, e expressos nas avaliações bimestrais, demonstrando que esta é uma metodologia atrativa, motivadora e que, segundo os alunos, permite a aproximação da teoria com a realidade, e a interação do aluno com a disciplina de forma intensa e prazerosa. A confecção de maquetes celulares possibilitaram aos alunos a compreensão da célula de forma tridimensional, permitindo o entendimento de suas estruturas e como elas funcionam integralmente para manutenção do ser vivo, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem dos mesmos. O material construído serviu tanto de apoio as aulas teóricas, como motivador de participação da turma, enriquecendo o ensino de biologia.
Título do Evento
I SEMANA DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA E CIENTÍFICA DA AUTARQUIA EDUCACIONAL DE SERRA TALHADA
Cidade do Evento
Serra Talhada
Título dos Anais do Evento
Anais da I SEMANA DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA E CIENTÍFICA DA AUTARQUIA EDUCACIONAL DE SERRA TALHADA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AMARAL, Maria Taís Leal Do; AMARAL, Duana Maria Da Silva; BRITO, MAYARA LARISSA LOPES DOS SANTOS SILVA. CONSTRUÇÃO DE MODELOS CELULARES, POR ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, COMO METODOLOGIA AUXILIAR PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CITOLOGIA... In: Anais da I SEMANA DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA E CIENTÍFICA DA AUTARQUIA EDUCACIONAL DE SERRA TALHADA. Anais...Serra Talhada(PE) AESET, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ISIPECAESET/188635-CONSTRUCAO-DE-MODELOS-CELULARES-POR-ALUNOS-DO-1-ANO-DO-ENSINO-MEDIO-COMO-METODOLOGIA-AUXILIAR-PARA-O-PROCESSO-. Acesso em: 10/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes