A ANÁFORA INDIRETA EM CRÔNICAS ESCRITAS POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 30/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-061-3

Título do Trabalho
A ANÁFORA INDIRETA EM CRÔNICAS ESCRITAS POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Roberto Cláudio Bento da Silva
  • Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL
Área temática
Gênero Textuais e Ensino de Língua Portuguesa
Data de Publicação
30/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/isipecaeset/187567-a-anafora-indireta-em-cronicas-escritas-por-alunos-do-9-ano-do-ensino-fundamental
ISBN
978-65-5941-061-3
Palavras-Chave
Texto. Ensino. Anáfora indireta.
Resumo
Resumo: As produções escritas na sala de aula contribuem melhor para o desenvolvimento das habilidades dos alunos quando se propõem atividades que proporcionem um olhar reflexivo destes sobre o seu próprio texto, focando, especialmente, nos elementos que contribuem para a organização, articulação e progressão das ideias. No entanto, nem sempre há uma percepção clara desses recursos quando da realização de tais atividades. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar o uso dos recursos referenciais em crônicas escritas por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do interior do Ceará, focando especialmente no uso da anáfora indireta e sua contribuição para a produção de sentido. Como aporte teórico, pautou-se nos postulados defendidos por Marcuschi (2008, 2017), Schwars (2000), Cavalcante (2003, 2016), Ingedore Koch (1999, 2003, 2009), Mondada e Dubois (1995), dentre outros. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, de base interpretativa, com procedimento analítico e de natureza aplicada. Verificou-se, com a análise, que os alunos fazem maior uso dos tipos de anáfora indireta que demandam um processo cognitivo menos complexo, como é o caso da anáfora indireta baseada em esquemas cognitivos do modelo textual, enquanto que tipos mais complexos são pouco recorrentes ou nem aparecem nos textos, além de utilizarem esse recurso sem a recorrência a uma âncora presente no texto. Esses resultados apontam para a necessidade de o professor contemplar, nas atividades propostas para os alunos, a reflexão sobre os usos dessa estratégia de referenciação e sua contribuição para a construção dos sentidos pretendidos quando da produção de textos escritos.
Título do Evento
I SEMANA DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA E CIENTÍFICA DA AUTARQUIA EDUCACIONAL DE SERRA TALHADA
Cidade do Evento
Serra Talhada
Título dos Anais do Evento
Anais da I SEMANA DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA E CIENTÍFICA DA AUTARQUIA EDUCACIONAL DE SERRA TALHADA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Roberto Cláudio Bento da; BARBOSA, Maria do Socorro Maia Fernandes. A ANÁFORA INDIRETA EM CRÔNICAS ESCRITAS POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais da I SEMANA DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA E CIENTÍFICA DA AUTARQUIA EDUCACIONAL DE SERRA TALHADA. Anais...Serra Talhada(PE) AESET, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ISIPECAESET/187567-A-ANAFORA-INDIRETA-EM-CRONICAS-ESCRITAS-POR-ALUNOS-DO-9-ANO-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 17/06/2025

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