O DISCURSO DE NEGRITUDE EM SAMBAS DE ENREDO DA FLOR DO SAMBA (SÃO LUÍS-MA) NA DÉCADA DE 1980

Publicado em 13/10/2022 - ISBN: 978-65-5941-851-0

Título do Trabalho
O DISCURSO DE NEGRITUDE EM SAMBAS DE ENREDO DA FLOR DO SAMBA (SÃO LUÍS-MA) NA DÉCADA DE 1980
Autores
  • Georgiana Oliveira Maia Sousa
  • Mônica da Silva Cruz
Modalidade
Artigo Completo
Área temática
Discurso, gênero e práticas culturais
Data de Publicação
13/10/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/isiiad2022/476947-o-discurso-de-negritude-em-sambas-de-enredo-da-flor-do-samba-(sao-luis-ma)-na-decada-de-1980
ISBN
978-65-5941-851-0
Palavras-Chave
Samba de enredo, negritude, discurso, Flor do Samba
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as condições de possibilidade, as formações discursivas, os saberes e os arquivos (FOUCAULT, 2010) que permitiram a emergência de temas relacionados à negritude nos sambas de enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Flor do Samba, da cidade de São Luís (MA), na década de 1980, buscando investigar o que possibilita a permanência e a exclusão da temática da negritude nesse espaço discursivo no período mencionado. Deste modo, a pergunta de pesquisa é: quais práticas discursivas, nessa década, possibilitaram a emergência temática da negritude (MUNANGA, 2020) como enredo na Escola de Samba Flor do Samba e que não se repetiu nas décadas seguintes até o ano de 2006? O método adotado é qualitativo, com dispositivos analíticos dos estudos discursivos foucaultianos, com ênfase no método arquegenealógico. Para a seleção do corpus foram verificadas as letras dos sambas de enredo da Escola de Samba Flor do Samba de 1977 a 2020 e três sambas com temática central – enredo - relacionada à negritude foram identificados, sendo todos da década de 1980 e um deles – o de 1980 – reapresentado no ano de 2006. A escolha em pesquisar (1) a temática da negritude visa o combate ao racismo e a desigualdade racial contribuindo com estudos acadêmicos que ampliam as discussões sobre questões culturais afrobrasileiras; (2) os sambas de enredo da Escola de Samba Flor do Samba deu-se por entendê-los como práticas de discurso que instauram diferentes memórias e criam verdades sobre a negritude no Brasil, mais especificamente no estado do Maranhão. Além disso, o samba de enredo é um subgênero do samba, que é, historicamente, espaço de protagonismo cultural da negritude. Os discursos de negritude têm seu aparecimento e dispersão partindo da descontinuidade dos acontecimentos discursivos que compõem as escolhas dos temas a serem permitidos e silenciados a partir dos arquivos de uma época.
Título do Evento
I SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL E INTERNACIONAL EM ANÁLISE DE DISCURSO (SIIAD)
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Interinstitucional e Internacional em Análise de Discurso (SIIAD)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Georgiana Oliveira Maia; CRUZ, Mônica da Silva. O DISCURSO DE NEGRITUDE EM SAMBAS DE ENREDO DA FLOR DO SAMBA (SÃO LUÍS-MA) NA DÉCADA DE 1980.. In: Anais do Seminário Interinstitucional e Internacional em Análise de Discurso (SIIAD). Anais...Dourados(MS) UFGD/UFMA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ISIIAD2022/476947-O-DISCURSO-DE-NEGRITUDE-EM-SAMBAS-DE-ENREDO-DA-FLOR-DO-SAMBA-(SAO-LUIS-MA)-NA-DECADA-DE-1980. Acesso em: 06/07/2025

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