IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL PARA A GESTÃO EM SAÚDE

Publicado em 23/12/2021 - ISBN: 978-65-5941-490-1

Título do Trabalho
IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL PARA A GESTÃO EM SAÚDE
Autores
  • Diego Da Silva
Modalidade
E-pôster
Área temática
Foco: Gestão em Saúde
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/inovacaoetecnologias/396242-importancia-da-comunicacao-organizacional-para-a-gestao-em-saude
ISBN
978-65-5941-490-1
Palavras-Chave
Gestão; Saúde; Comunicação; Organizações.
Resumo
Introdução: O presente texto englobará os conceitos fundamentais da comunicação organizacional e sua importância para a gestão em saúde, que pode ser considerada um composto que dá forma a organização transformando-a no que ela é e pode ocorrer de maneira formal e informal. Esta comunicação, quando acontece de forma interna, ocorre entre os funcionários e equipe dentro da instituição, sendo também institucional, pois facilita o processo de entendimento entre os setores e funcionários desta empresa ou organização. Isto pode ocorrer por sistemas de informações integrados e também por e-mail, telefone, etc. Método: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura realizada em bases de dados científicos como Scielo, Pepsic, Google Acadêmico e Bireme, com os descritores de busca “Saúde”, “Gestão” e “Comunicação” nos últimos 20 anos, em idiomas inglês, espanhol e português. Resultados e Discussão: A comunicação administrativa e mercadológica dialogam com os clientes, pois precisam trabalhar a organização dos processos de trabalho e de interação com um dos bens mais importantes, o consumidor haja vista que ele trará a lucratividade para a empresa. Tudo isto deve ser realizado de forma integrada, com pesquisa de mercado e avaliação de riscos e possibilidades. Na atualidade, vivemos em uma era digital, globalizada que requer atualização constante para que a organização e a comunicação não fiquem obsoletas, ultrapassadas e acompanhem todo o mercado vasto que cresce e evolui diariamente num ritmo acelerado. Considerações finais: considera-se que a organização encontra o desafio de acompanhar a evolução mercadológica da saúde, e para isso precisa treinar e investir no seu capital humano e em recursos de acompanhamento e avaliação destas demandas, principalmente em sua comunicação organizacional. Referências Appel, Zélia Malinverni, & Pucci, Viviane Rodrigues. (2007). Comportamento pessoal versus comportamento organizacional. Psicologia para América Latina, (9) Recuperado em 12 de agosto de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2007000100007&lng=pt&tlng=pt. Hernandez, José Augusto Evangelho, & Melo, Flávia Monteiro. (2003). O clima organizacional e a satisfação dos funcionários de um Centro Médico Integrado. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 3(1), 11-26. Kröhling Kunsch, Margarida M. (2007). Comunicação organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. Signo y Pensamiento, (51), 38-51.
Título do Evento
II Jornada Científica Integrativa da Agir
Título dos Anais do Evento
Anais da II Jornada Científica Integrativa da Agir: Inovação e Tecnologias em Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Diego Da. IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL PARA A GESTÃO EM SAÚDE.. In: Anais da II Jornada Científica Integrativa da Agir: Inovação e Tecnologias em Saúde. Anais...Goiânia(GO) Ensino Agir, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/inovacaoetecnologias/396242-IMPORTANCIA-DA-COMUNICACAO-ORGANIZACIONAL-PARA-A-GESTAO-EM-SAUDE. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes