TÉCNICAS DE TERAPIAS MANUAIS NO MANEJO DA CONSTIPAÇÃO POR TRÂNSITO COLÔNICO LENTO E POR DEFECAÇÃO DISSINÉRGICA – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM META-ANÁLISE.

Publicado em 06/09/2023 - ISBN: 978-85-5722-949-5

Título do Trabalho
TÉCNICAS DE TERAPIAS MANUAIS NO MANEJO DA CONSTIPAÇÃO POR TRÂNSITO COLÔNICO LENTO E POR DEFECAÇÃO DISSINÉRGICA – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM META-ANÁLISE.
Autores
  • Mariana santana nascimento
  • KAREN VALADARES TRIPPO
Modalidade
Resumo
Área temática
Sistema Neuro-musculo-esquelético
Data de Publicação
06/09/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iisinitren/645074-tecnicas-de-terapias-manuais-no-manejo-da-constipacao-por-transito-colonico-lento-e-por-defecacao-dissinergica--
ISBN
978-85-5722-949-5
Palavras-Chave
constipation, manual therapy, physiotherapy
Resumo
A constipação, também chamada de prisão de ventre, é uma alteração gastrointestinal, comum, muitas vezes provenientes de causa neurológica, como o Parkinson. Esse distúrbio está, geralmente, acompanhado de uma baixa qualidade de vida e alterações psicológicas. É classificada conforme a sua etiologia, sendo as mais incidentes: (1) por trânsito colônico lento: caracterizada pelo tempo prolongado no trânsito das fezes através do cólon, alteração da motilidade colônica; (2) por defecação dissinérgica: caracterizada pela dificuldade de expulsar as fezes do canal anorretal. Tais causas apresentam mecanismos fisiológicos distintos. Dentro da abordagem fisioterapêutica, a terapia manual, além de ser um método baixo custo, é também efetivo no tratamento da constipação, podendo ser realizada pelo próprio paciente, como é o caso da massagem abdominal. Além da massagem abdominal, que contribui para a motilidade intestinal, podemos citar a liberação miofascial em músculos como puborretal e levantador do ânus, e mobilização de tecido conjuntivo, como recursos manuais para tratar a prisão de ventre, por defecação dissinérgica. Nenhum estudo até agora reuniu as terapias manuais para as diferentes causas. Por isso, esta revisão tem como objetivo agrupar todas as possibilidades de terapia manual, para tratar a constipação nas suas diferentes etiologias. A pesquisa será uma revisão sistemática da literatura com meta-análise e seguirá as recomendações PRISMA. O levantamento dos artigos, se dará a partir de buscas nas seguintes bases de dados: PUBMED, Scielo, PEDro, Lilacs, MedLine e CAPES, com descritores: Terapia Manual, Constipação, Fisioterapia, Defecação dissinérgica e suas respectivas traduções para o inglês (Manual Therapy, Constipation, Physiotherapy, Dysenergetic Defecation). Espera-se com o estudo, reunir as terapias manuais que tratem a constipação por motilidade intestinal lenta e/ou por evacuação descoordenada. Com isso, facilitar o manejo desse distúrbios por profissionais da saúde e pelos próprios paciente.
Título do Evento
II Simpósio de Neurociência e Inovações Tecnológicas na Reabilitação Neurofuncional
Título dos Anais do Evento
SiNITReN: um olhar multissistêmico e multiprofissional
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Mariana santana; TRIPPO, KAREN VALADARES. TÉCNICAS DE TERAPIAS MANUAIS NO MANEJO DA CONSTIPAÇÃO POR TRÂNSITO COLÔNICO LENTO E POR DEFECAÇÃO DISSINÉRGICA – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM META-ANÁLISE... In: SiNITReN: um olhar multissistêmico e multiprofissional. Anais...Recife(PE) LANA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IISiNITReN/645074-TECNICAS-DE-TERAPIAS-MANUAIS-NO-MANEJO-DA-CONSTIPACAO-POR-TRANSITO-COLONICO-LENTO-E-POR-DEFECACAO-DISSINERGICA--. Acesso em: 07/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes