FILOSOFANDO SOBRE O CU NA OBRA DE LINN DA QUEBRADA: O USO DA PALAVRA PEJORATIVA COMO ARTE DO ESTRANHAMENTO

Publicado em 17/01/2019 - ISBN: 978-85-5722-180-2

Título do Trabalho
FILOSOFANDO SOBRE O CU NA OBRA DE LINN DA QUEBRADA: O USO DA PALAVRA PEJORATIVA COMO ARTE DO ESTRANHAMENTO
Autores
  • Weverton Andrade
  • Alberto Ferreira da Rocha Junior
Modalidade
Trabalhos Completos
Área temática
Artes Cênicas
Data de Publicação
17/01/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iishpc_ufsj_2018/132316-filosofando-sobre-o-cu-na-obra-de-linn-da-quebrada--o-uso-da-palavra-pejorativa-como-arte-do-estranhamento
ISBN
978-85-5722-180-2
Palavras-Chave
Linn da Quebrada; Estudos queer; Arte; Narrativas de si;
Resumo
A proposta dessa pesquisa é analisar o álbum “Pajubá” (2017) da cantora Linn da Quebrada, sob a ótica da filosofia de Paul B. Preciado, analisando as letras das canções como práticas de subversão de identidades. É preciso refletir também sobre o incômodo e estranhamento que a obra de arte pode trazer ao espectador, de uma forma que possibilita também uma análise sob as perspectivas queer. Preciado propõe em seu livro “Manifesto Contrassexual” (2014) que o ânus estaria dividido entre três funções: centro erógena universal; um centro produtor de passividade, excitação sem ser listado como orgástico na heteronormatividade; além de questionar os binarismos em que se divide a sociedade como por exemplo: homossexual versus heterossexual; feminino versus masculino; e outros. Através da filosofia e da arte nós discutiremos o falocentrismo e a possibilidade de um mundo “cuocêntrico”, especialmente na obra da artista Linn da Quebrada. O conceito de performatividade de Judith Butler na obra “Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade” (2015) dialoga com o cenário de uma arte LGBTQI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Travestis, Interssex, Queers), Precisamos destacar que Linn da Quebrada é cantora, atriz e ativista transexual brasileira, possui música como “Dedo nucué”, “Enviadescer” e outras; os títulos já são por si provocativos. Dessa forma essa pesquisa propõe pensar de que forma os estudos queer transpassam a obra de Linn da Quebrada, de que forma a palavra cu aparece no álbum, além da análise do modo como a artista dialoga e rompe em sua arte com os binarismos presentes na sociedade.
Título do Evento
II Seminário em História, Política e Cena - GPHPC - PPGAC/UFSJ - TECNOLOGIA E CENA POLÍTICA
Cidade do Evento
São João del Rei
Título dos Anais do Evento
História, política e cena: tecnologia e cena política (cadernos monográficos - vol. II)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ANDRADE, Weverton; JUNIOR, Alberto Ferreira da Rocha. FILOSOFANDO SOBRE O CU NA OBRA DE LINN DA QUEBRADA: O USO DA PALAVRA PEJORATIVA COMO ARTE DO ESTRANHAMENTO.. In: História, política e cena: tecnologia e cena política (cadernos monográficos - vol. II). Anais...São João del Rei(MG) UFSJ, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IISHPC_UFSJ_2018/132316-FILOSOFANDO-SOBRE-O-CU-NA-OBRA-DE-LINN-DA-QUEBRADA--O-USO-DA-PALAVRA-PEJORATIVA-COMO-ARTE-DO-ESTRANHAMENTO. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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