QUEM TEM MEDO DAS “BEE”? TEATRO E DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Publicado em 17/01/2019 - ISBN: 978-85-5722-180-2

DOI
10.29327/15648.1-1  
Título do Trabalho
QUEM TEM MEDO DAS “BEE”? TEATRO E DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores
  • Caio César Silva Rocha
  • Alberto Ferreira da Rocha Junior
Modalidade
Trabalhos Completos
Área temática
Artes Cênicas
Data de Publicação
17/01/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iishpc_ufsj_2018/124894-quem-tem-medo-das-bee-teatro-e-diversidade-sexual-na-educacao-basica
ISBN
978-85-5722-180-2
Palavras-Chave
Diversidade Sexual; Pedagogia do Teatro; Educação Básica
Resumo
Os debates sobre a expressão “ideologia de gênero” trouxeram consigo falaciosos discursos que afirmam que, ao se discutir sobre diversidade sexual em aula, os/as estudantes podem se tornar gays ou lésbicas. O que está por trás dessa sentença é um estratégico dispositivo que contribui para a manutenção da disciplina (FOUCAULT, 1987), funcionando como um aparato imutável e castrador, que é consumado nas escolas com base em falas e práticas que coadunam para a manutenção da sociedade patriarcal e, consequentemente, da heteronormatividade (LOURO, 2014). Ao atuar a favor de uma heterossexualidade compulsória, a chamada “ideologia de gênero” visa regular e determinar os papéis dos sexos e dos gêneros baseado na relação binária masculino e feminino, impondo aos sujeitos desejos e discursos predominantemente heterossexuais, o que corrobora para o crescimento dos ataques homofóbicos nas escolas. Diante do exposto, esta comunicação visa compreender como o ensino de teatro pode atuar no processo de desconstrução de preconceitos relacionados à “ideologia de gênero”. Tal inquietação surge com base na assertiva de ICLE (2011) de que o teatro em sala de aula possui caráter questionador, o que propicia a desconstrução de práticas e falas preconceituosas, como também se constitui como um caminho artístico-político apto a desaprisionar os corpos dos sujeitos inseridos nessas atividades, atuando como uma alternativa à disciplina.
Título do Evento
II Seminário em História, Política e Cena - GPHPC - PPGAC/UFSJ - TECNOLOGIA E CENA POLÍTICA
Cidade do Evento
São João del Rei
Título dos Anais do Evento
História, política e cena: tecnologia e cena política (cadernos monográficos - vol. II)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

ROCHA, Caio César Silva; JUNIOR, Alberto Ferreira da Rocha. QUEM TEM MEDO DAS “BEE”? TEATRO E DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. In: História, política e cena: tecnologia e cena política (cadernos monográficos - vol. II). Anais...São João del Rei(MG) UFSJ, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IISHPC_UFSJ_2018/124894-QUEM-TEM-MEDO-DAS-BEE-TEATRO-E-DIVERSIDADE-SEXUAL-NA-EDUCACAO-BASICA. Acesso em: 23/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes