DESAFIOS E APRENDIZAGENS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE REGÊNCIA

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-583-0

Título do Trabalho
DESAFIOS E APRENDIZAGENS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE REGÊNCIA
Autores
  • LAURA ECHER BARBIERI
  • Francele de Abreu Carlan
Modalidade
Relato de experiências
Área temática
Ensino de Ciências
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iisecec21/388955-desafios-e-aprendizagens-no-ensino-remoto-emergencial--reflexoes-no-estagio-supervisionado-de-regencia
ISBN
978-65-5941-583-0
Palavras-Chave
Ensino Remoto Emergencial, Docência, Ensino de Ciências
Resumo
No período atual, com o advento da pandemia do novo coronavírus, houve a necessidade do fechamento das escolas e, como consequência, o ensino passou a ser desenvolvido remotamente. Dessa forma, a educação teve que ser revista, gerando grandes desafios para os professores e consequências diversas, como a exclusão de milhares de estudantes, a precarização e a intensificação do trabalho de docentes e demais servidores das instituições escolares (SALVIANI E GALVÃO, 2021). Os professores têm sido desafiados, diariamente, a ressignificarem suas práticas pedagógicas, procurando meios de promover uma educação ativa frente às dificuldades com o Ensino Remoto Emergencial. Pode-se destacar como os principais desafios: o conhecimento restrito dos profissionais com relação à utilização das tecnologias; o distanciamento/perda do vínculo com os alunos e a desigualdade social, na qual muitos discentes não têm acesso à internet ou a equipamentos de qualidade. Já outros têm acesso, mas não têm o hábito de ver as tecnologias como instrumento de estudo (DUARTE E MEDEIROS, 2020). Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas durante o estágio de regência no Ensino Fundamental. O estágio foi realizado em uma turma do 9º ano na disciplina de Ciências de uma escola pública localizada no município de Pelotas, durante o período de abril a junho de 2021. Ao total foram nove semanas acompanhando a turma e ministrando as aulas. Além disso, durante o período do estágio, houveram reuniões com outros estagiários no intuito de discutir e compartilhar ideias a respeito das estratégias de ensino mais adequadas ao ambiente educacional. Os pontos observados durante o estágio e que merecem destaque são o comprometimento nas relações entre discentes e professores que foram privados do convívio escolar, dificultando o papel de mediação docente. Também, constatou-se as desigualdades sociais, dificultando o acesso de muitos estudantes ao conhecimento e a interação/participação deles na comunidade escolar. Ainda, os professores também têm sido prejudicados, visto que essas interações são fundamentais para o planejamento de atividades que estejam de acordo com as necessidades dos discentes e que sejam significativas para a vida deles. Apesar dos problemas supracitados, entende-se que o estágio consiste em uma importante experiência para a formação docente, pois o futuro professor passa a enxergar a educação com outros olhos, procurando entender a realidade da escola e as relações interpessoais entre alunos, professores e profissionais que a compõem (JANUARIO, 2008). Neste estágio foi possível experienciar novas ferramentas de tecnologia educacional que, no retorno ao ensino presencial, podem complementar as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar. Ainda, foi essencial refletir com os colegas sobre a importância dos conteúdos e as formas diferenciadas de trabalhar os conceitos de Ciências, sem sobrecarregar os alunos. Ademais, é importante destacar que o ideal é que os professores construam redes de apoio com outros colegas de profissão para o compartilhamento de experiências, dificuldades e materiais, fortalecendo a parceria entre os docentes como forma de buscar alternativas para uma educação de melhor qualidade.
Título do Evento
II Simpósio Catarinense em Educação em Ciências
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Catarinense em Educação em Ciências
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBIERI, LAURA ECHER; CARLAN, Francele de Abreu. DESAFIOS E APRENDIZAGENS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE REGÊNCIA.. In: Anais do Simpósio Catarinense em Educação em Ciências. Anais...Joinville(SC) IFC, UDESC, UNIDAVI, IFSUL, UFSC, FURG, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iisecec21/388955-DESAFIOS-E-APRENDIZAGENS-NO-ENSINO-REMOTO-EMERGENCIAL--REFLEXOES-NO-ESTAGIO-SUPERVISIONADO-DE-REGENCIA. Acesso em: 19/06/2025

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