ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM RECÉM-NASCIDOS COM SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATORIO AGUDO (SDRA).

Publicado em 25/11/2022 - ISBN: 978-65-5941-908-1

Título do Trabalho
ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM RECÉM-NASCIDOS COM SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATORIO AGUDO (SDRA).
Autores
  • Maria Vitória Pereira Mesquita
  • Raiara Bezerra Da Silva
  • Pedro Henrique Sales de Oliveira
Modalidade
RESUMOS
Área temática
Ciências da Saúde
Data de Publicação
25/11/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iijornadafisiofal/424918-atuacao-da-fisioterapia-em-recem-nascidos-com-sindrome-do-desconforto-respiratorio-agudo-(sdra)
ISBN
978-65-5941-908-1
Palavras-Chave
Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo, Fisioterapia, Recém-nascidos
Resumo
INTRODUÇÃO: A fisioterapia respiratória em RN (Recém-nascidos) nos casos de Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) objetiva aperfeiçoar a função respiratória prevenindo e tratando as complicações pulmonares, favorecendo o desmame da oxigenoterapia e equilíbrio da função muscular respiratória. OBJETIVO: Descrever atuação do fisioterapeuta em recém-nascidos que apresentam Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo. Metodologia: O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, na qual foram usadas as bases de dados Scielo, PubMed, Science Direct. Os critérios de inclusão utilizados foram artigos publicados no período de 2013 a 2019, publicados nacionalmente e em língua portuguesa. Os descritores em saúde utilizados para as buscas foram: “reabilitação pulmonar” e “síndrome do desconforto respiratório em recém-nascido”. Foram descartados trabalhos fora do recorte temporal, editoriais, cartas ao editor, artigos em outros idiomas e outras revisões bibliográficas, buscando assim priorizar um resumo atualizado em relação as intervenções fisioterapêuticas no Brasil. Resultados: Foram encontrados após a aplicação dos descritores 8 artigos dos quais 5 foram selecionados. A partir da discussão sobre esses estudos foi possível afirmar que ao se tratar de RN com SDRA, a maioria dos RNs tem condições debilitadas, então torna-se evidente que a fisioterapia é de extrema importância, assim como os estudos apontam, pois promove a diminuição dos sinais do desconforto respiratório e suas complicações, por meio da drenagem das secreções dos pulmões e a melhora da ventilação, prevenindo e revertendo atelectasias, hipóxia, hipercapnia, com manutenção da permeabilidade do sistema cardiorrespiratório, assim evitando maior tempo de uso da ventilação mecânica e diminuindo o número de óbitos. Conclusão: Indubitavelmente, a intervenção do profissional de fisioterapia no tratamento da SDRA, proporciona inúmeros benefícios para a saúde do paciente recém-nascido, como a melhora da expansibilidade, da passagem de oxigênio e da troca gasosa, proporcionando a estabilidade do quadro clínico.
Título do Evento
II Jornada de Fisioterapia
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais II Jornada de Fisioterapia - F5
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MESQUITA, Maria Vitória Pereira; SILVA, Raiara Bezerra Da; OLIVEIRA, Pedro Henrique Sales de. ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM RECÉM-NASCIDOS COM SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATORIO AGUDO (SDRA)... In: Anais II Jornada de Fisioterapia - F5. Anais...Sobral(CE) F5, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIjornadafisiofal/424918-ATUACAO-DA-FISIOTERAPIA-EM-RECEM-NASCIDOS-COM-SINDROME-DO-DESCONFORTO-RESPIRATORIO-AGUDO-(SDRA). Acesso em: 12/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes