A INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Publicado em 18/02/2019 - ISBN: 978-85-5722-064-5

DOI
10.29327/15867.1-1  
Título do Trabalho
A INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DOS INSTITUTOS FEDERAIS
Autores
  • LEANDRO DOS SANTOS
  • Odete Sossai
Modalidade
Artigo
Área temática
GT 1 – Currículos, formação e prática docente
Data de Publicação
18/02/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimprad/91586-a-indissociabilidade-entre-ensino-pesquisa-e-extensao-na-educacao-superior--o-caso-dos-institutos-federais
ISBN
978-85-5722-064-5
Palavras-Chave
ensino; pesquisa; extensão; Institutos Federais; formação humana.
Resumo
A determinação da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, está prevista tanto na Constituição Federal de 1988 quanto na Lei de Diretrizes e Bases – LDB, para as Universidades. Assim, este artigo objetiva dialogar sobre a tríade ensino-pesquisa-extensão no Ensino Superior, mas especificamente nos Institutos Federais, tendo em vista ser um novo lócus de formação humana. Para isso, fez-se uso de revisão bibliográfica, que consiste em organizar, esclarecer e resumir as principais obras existentes, bem como fornecer citações completas abrangendo o espectro de literatura relevante em uma área. Para que ocorra a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão deve haver a democratização das atividades de Pesquisa e Extensão, através da criação e aumento de bolsas de iniciação científica e de programas de voluntariado, bem como investimentos financeiros institucionais e na formação de capital humano. Há autores de que defendem o ambiente institucional dos Institutos Federais e Universidades como férteis para o ensino-pesquisa-extensão de forma indissociável, tendo em vista que os profissionais têm a possibilidade de, no mesmo espaço institucional, construir vínculos em diferentes níveis e modalidades de ensino e buscar metodologias que melhor se apliquem a cada ação. Outros defendem que os IFs falham em pesquisa e transferência tecnológica, geralmente por falta de incentivo específico e pela grande demanda para atividades de ensino, agravada por ser simultaneamente em diferentes níveis (básico, superior e profissional), o que exige diferentes formas de comunicação e técnica pedagógica.
Título do Evento
III SIMPRAD
Cidade do Evento
Vilhena
Título dos Anais do Evento
Anais do III SIMPRAD
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SANTOS, LEANDRO DOS; SOSSAI, Odete. A INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DOS INSTITUTOS FEDERAIS.. In: Anais do III SIMPRAD. Anais...Vilhena(RO) IFRO, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iiisimprad/91586-A-INDISSOCIABILIDADE-ENTRE-ENSINO-PESQUISA-E-EXTENSAO-NA-EDUCACAO-SUPERIOR--O-CASO-DOS-INSTITUTOS-FEDERAIS. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes