JOGOS PATRIMONIAIS E O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: MODELAGEM DIGITAL DO SÍTIO HISTÓRICO DA PRAINHA NO MINECRAFT COMO INSTRUMENTO PARA CONSERVAÇÃO E GESTÃO INFANTO-JUVENIL DO PATRIMÔNIO TERRITORIAL

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
JOGOS PATRIMONIAIS E O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: MODELAGEM DIGITAL DO SÍTIO HISTÓRICO DA PRAINHA NO MINECRAFT COMO INSTRUMENTO PARA CONSERVAÇÃO E GESTÃO INFANTO-JUVENIL DO PATRIMÔNIO TERRITORIAL
Autores
  • Vitor de Toledo Nascimento
  • Bruno Amaral de Andrade
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 6: Patrimônio para nossas gerações (O lugar do patrimônio cultural na contemporaneidade; Tradição e renovação: diálogos e convivências necessárias; Formação e capacitação de novos profissionais; Mediação dos conhecimentos tradicionais para as novas gerações; Novas linguagens e novas tecnologias para a preservação.)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/155698-jogos-patrimoniais-e-o-planejamento-participativo--modelagem-digital-do-sitio-historico-da-prainha-no-minecraft-c
ISBN
Palavras-Chave
Jogos patrimoniais, planejamento participativo, Minecraft, patrimônio territorial, gestão infanto-juvenil
Resumo
A conscientização e integração de uma comunidade com seu patrimônio territorial como estrutura resistente é fundamental para sua preservação. Em relação a crianças e jovens, como protagonistas de modificações no território, a educação patrimonial funciona como caminho ao desenvolvimento de uma consciência de lugar, que conserve e valorize o patrimônio em longo prazo. Com efeito, constata-se dificuldade em obter engajamento popular em processos de planejamento e gestão territorial através de métodos tradicionais de representação gráfica e de consulta à opinião pública, além da geral desconsideração do público infanto-juvenil. Nesse contexto, os jogos digitais com vínculo espacial, intermediados por geotecnologias, vêm sendo explorados no estado da arte, por ampliar o engajamento cidadão, principalmente entre nativos digitais, nos processos de planejamento, rumo a uma participação pública lúdica. Além disso, propicia uma colaboração mais ampla a partir do público infanto-juvenil, gerando aprendizagem e conscientização em temas de interesse patrimonial. Nesse sentido, o potencial engloba o registro do estado de conservação atual do patrimônio e a reconstituição de períodos históricos anteriores. A partir desse cenário, destaca-se o Minecraft, jogo digital tridimensional no qual um território virtual é representado por blocos, que podem ser referentes aos sistemas ecológico, paisagístico e construído. Como recorte espacial, foi elencado o Sítio Histórico da Prainha, que remonta ao século XVI, no bairro Centro, do município de Vila Velha, Espírito Santo. Dessa forma, o artigo objetiva apresentar: estudos de caso no tópico de jogos patrimoniais e sua tríplice potencialidade: documentação, inclusão social, projeto e política; e roteiro metodológico de modelagem da Prainha no Minecraft. Recorre-se à abordagem territorialista italiana quanto à metodologia de elaboração de diretrizes projetuais como conservação, valorização, requalificação e transformação do patrimônio territorial. Portanto, a abordagem abrangente é territorial, e a abordagem endógena é em sustentabilidade e desenvolvimento local. Propõe-se a modelagem no Minecraft como ferramenta de auxílio à representação de valores patrimoniais e ao planejamento participativo. Os modelos elaborados utilizam dados geoespaciais, através de aplicações de geoprocessamento, para representar a paisagem como dimensão perceptiva do território. Os resultados alcançados abrangem relevo, cobertura vegetal, massa d’água, sistema viário e volumetria das edificações. Além disso, foram experimentados diferentes variações do roteiro metodológico, com o uso de softwares de código livre e/ou gratuitos. Conclui-se que há um avanço na modelagem do território no Minecraft utilizando geodados, e na possibilidade de hierarquização de valores patrimoniais pela comunidade local. Assim, os jogos patrimoniais confirmam sua potencialidade na documentação, inclusão social, projeto e política concernente ao patrimônio territorial.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Vitor de Toledo; ANDRADE, Bruno Amaral de. JOGOS PATRIMONIAIS E O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: MODELAGEM DIGITAL DO SÍTIO HISTÓRICO DA PRAINHA NO MINECRAFT COMO INSTRUMENTO PARA CONSERVAÇÃO E GESTÃO INFANTO-JUVENIL DO PATRIMÔNIO TERRITORIAL.. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/155698-JOGOS-PATRIMONIAIS-E-O-PLANEJAMENTO-PARTICIPATIVO--MODELAGEM-DIGITAL-DO-SITIO-HISTORICO-DA-PRAINHA-NO-MINECRAFT-C. Acesso em: 11/05/2025

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