JARDIM DA CASA PINTO D'ULYSSÉA: UMA RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
JARDIM DA CASA PINTO D'ULYSSÉA: UMA RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA
Autores
  • Lucas de Mello Reitz
  • Carolina Stolf Silveira
  • Luiza Helena Ferraro
  • Thiago Sebastião Laurindo
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 1: Documentação, conservação e restauração (1.1. Documentação da arquitetura 1.2. Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico 1.3. Arquitetura em terra, em pedra e em madeira 1.4. Arquitetura vernacular 1.5. Fortificações e patrimônio militar 1.6. Patrimônio religioso 1.7. Patrimônio industrial 1.8. Patrimônio arqueológico e arte rupestre 1.9. Patrimônio cultural subaquático 1.10. Pinturas murais)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/155560-jardim-da-casa-pinto-dulyssea--uma-reconstrucao-historica
ISBN
Palavras-Chave
Jardim Histórico, Paisagismo, Casa Pinto D'Ulysséa, Laguna/SC.
Resumo
A Casa Pinto D’ulysséa, erguida entre 1863 e 1866, simboliza a inserção da tipologia da quinta portuguesa no tecido urbano de Laguna - cidade do sul de Santa Catarina, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1985, e incorpora inovações elementares para a arquitetura local da época, como platibandas, fachada cerâmica e encanamento de cômodos internos. Além de sua importância arquitetônica, defende-se como aspecto primordial de relevância histórica e paisagística, seu jardim de fundos, em linguagem eclética francesa, relacionando-se à vertentes naturais e fontes d’água, incluindo seu uso para o lazer e utilidades privadas, como chafariz e tanques. Entretanto, inexiste levantamento e registro deste importante jardim histórico. A emergência de sua documentação para diretrizes de intervenção futura agrava-se em decorrência de seu precário estado de conservação e da descaracterização de elementos construídos e vegetais. Ressalta-se a importância para a compreensão histórica deste jardim em três principais fatores: (1) para a compreensão da vida privada Lagunense em meados do século XIX e início do século XX; (2) para o apuro técnico quanto à canalização e regime das águas; e (3) para a associação tipológica do jardim eclético-francês à quinta portuguesa urbana. Apesar de extenso trabalho investigativo e consecutivas restaurações realizadas (em 1981, 2011 e 2015) sobre a propriedade antes e posteriormente ao Tombamento da área central de Laguna a nível nacional em 1985 , sua estrutura e caráter construtivo foram parcialmente comprometidos entre as décadas de 1970 e 1980, período em que cômodos foram arruinados e a residência abandonada. No mesmo período, o jardim perdeu toda sua vegetação original e testemunhou a introdução de árvores de grande porte, além do plantio de espécies arbustivas e herbáceas incompatíveis com a suposta conformação original. Ambos aspectos dificultam a leitura do conjunto arquitetônico e paisagístico em sua linguagem e representam futuro risco à estrutura da Casa, dada sua proximidade. Assim, este trabalho objetiva documentar o jardim da Casa Pinto D’Ulysséa, a partir de análises in loco, acervo histórico e relatos, evidenciando sua importância na ocupação da paisagem histórica urbana de Laguna e fomentando o restauro, a requalificação espacial e uma possível apropriação pela população.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

REITZ, Lucas de Mello et al.. JARDIM DA CASA PINTO D'ULYSSÉA: UMA RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA.. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/155560-JARDIM-DA-CASA-PINTO-DULYSSEA--UMA-RECONSTRUCAO-HISTORICA. Acesso em: 17/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes