EDUCAÇÃO DE BENS CULTURAIS E SOCIOAMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO BICA DO SAPO NO VALE DO PARAÍBA (SP)

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO DE BENS CULTURAIS E SOCIOAMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO BICA DO SAPO NO VALE DO PARAÍBA (SP)
Autores
  • Tatiane Midori Castaldelli Nishime
  • Fernanda Helena Rodrigues Theodoro
  • Oliveira, Yara F.
  • Teixeira, Leonardo K. S.
  • Antonio Claudio Testa Varallo
  • Cocco, Maria D. A.
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 2: Patrimônio urbano, paisagens culturais e meio-ambiente (2.1. Conservação Urbana 2.2. Paisagens culturais 2.3. Rotas culturais 2.4. Turismo cultural 2.5. Energia e sustentabilidade)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/151076-educacao-de-bens-culturais-e-socioambientais--estudo-de-caso-bica-do-sapo-no-vale-do-paraiba-(sp)
ISBN
Palavras-Chave
trilha cultural; ciências ambientais; arquitetura e urbanismo
Resumo
O projeto Linha Guia de Trilhas Culturais para a Região Metropolitana Vale do Paraíba- SP, em sua segunda fase de elaboração desenvolveu uma pesquisa sobre bens culturais e ambientais para a sociedade contemporânea, buscando melhorar as questões socioambientais relacionadas aos elementos histórico-cultural presentes no local. Desenvolve-se no Núcleo de Preservação do Patrimônio Cultural (NPPC) as ações deste projeto que se propõem desviar os romeiros da beira da rodovia onde correm perigo e proporciona-los um caminho seguro, e contato direto com paisagens da várzea do rio Paraíba do sul e a cenografia da serra da Mantiqueira O procedimento aplicado para a realização desta pesquisa, iniciou-se através de estudos para a organização dos métodos a serem utilizados no processo de levantamento in loco e na produção do projeto que definiram a divisão do fragmento da linha guia em alguns segmentos. Posteriormente efetuou-se pesquisas de normatizações para trilhas e a preparação de fichas para facilitar os registros em campo. Foram realizadas 7(sete) visitas em campo para a realização do levantamento planimétrico cadastral, operando um teodolito eletrônico da marca Pentax; preenchimento das fichas e levantamento fotográfico digital de pontos que possuem potencial físico e cultural do trecho. Durante este processo, foi efetuado o levantamento de uma área que abrigará o Núcleo de Apoio ao Turista (NUAT), o levantamento arquitetônico da antiga caixa d’agua que fez parte do complexo ferroviário de Taubaté; e uma análise de potabilidade das águas de bicas identificadas ao longo do percurso. Analisou-se os dados obtidos em campo e efetuaram-se novas pesquisas de métodos e soluções para o planejamento da área. Procedendo então a elaboração do projeto priorizando seus pontos de bens culturais como a antiga caixa d’água e socioambientais como a proposta para o NUAT, com envolvimento da população local. A partir do levantamento topográfico foi possível desenvolver uma base guia do segmento 1 no Software CAD, respeitando e destacando os elementos ambientais e culturais. Do levantamento fotográfico realizado, obteve-se um banco de dados digitais de 350 fotos gerais e 104 da caixa d’agua para subsidiará o projeto de restauração do patrimônio cultural. O projeto de extensão trilha cultural enaltece elementos geomorfológicos promovendo a educação cultural e socioambiental, com valor religioso, cultural e ambiental, o caminho a proteção dos romeiros e a criação de uma rota alternativa para os segmentos de turísticos, voltados a comunidade regional do vale do Paraíba, no estado de São Paulo.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NISHIME, Tatiane Midori Castaldelli et al.. EDUCAÇÃO DE BENS CULTURAIS E SOCIOAMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO BICA DO SAPO NO VALE DO PARAÍBA (SP).. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/151076-EDUCACAO-DE-BENS-CULTURAIS-E-SOCIOAMBIENTAIS--ESTUDO-DE-CASO-BICA-DO-SAPO-NO-VALE-DO-PARAIBA-(SP). Acesso em: 14/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes