RECONSTRUÇÃO DIGITAL: A MATERIALIZAÇÃO EM MEIO DIGITAL DA HERANÇA CULTURAL.

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
RECONSTRUÇÃO DIGITAL: A MATERIALIZAÇÃO EM MEIO DIGITAL DA HERANÇA CULTURAL.
Autores
  • Fabiano Mikalauskas S. Nogueira
  • Arivaldo Leao de Amorim Para
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 6: Patrimônio para nossas gerações (O lugar do patrimônio cultural na contemporaneidade; Tradição e renovação: diálogos e convivências necessárias; Formação e capacitação de novos profissionais; Mediação dos conhecimentos tradicionais para as novas gerações; Novas linguagens e novas tecnologias para a preservação.)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/150885-reconstrucao-digital--a-materializacao-em-meio-digital-da-heranca-cultural
ISBN
Palavras-Chave
Herança Cultural, Autenticidade, Reconstrução Digital.
Resumo
A evolução das tecnologias digitais e os episódios recentes de destruição de bens da herança cultural, estão sendo determinantes para a larga produção de modelos de reconstrução digital de monumentos, sítios e artefatos históricos. O posicionamento dos órgãos de proteção, muitas vezes têm encorajado a reconstrução como forma de reafirmação política contra extremistas e de fortalecimento da resiliência das comunidades. Este fato é uma das principais justificativas para a ampla utilização dessas reconstruções digitais. Menos polêmico e reversível, este tipo de modelo digital, tem como objetivo representar monumentos e objetos desaparecidos, restaurando-os visualmente um dado momento da sua história. A reconstrução de monumentos sempre foi um tema polêmico para a ciência da Conservação e do Restauro, considerada por Viollet-le-Duc como uma ferramenta corretiva importante para o restauro, mas também como prática condenável por Ruskin e Riegl, mas tida como inaceitável para Brandi, pois: “[...] a reconstrução tenta remodelar o antigo com o novo sem distingui-los e reduzir ao máximo o intervalo de tempo que separa esses dois momentos, enfim, tenta fazer com que um lapso de tempo desapareça.” Apesar disto, a reconstrução digital é difundida como prática aceitável atestada por recomendação internacional. Na reconstrução digital assim como no restauro real, o aspecto de autenticidade do objeto é respaldado em pesquisas científicas e históricas, contudo nisto também reside um problema fundamental: a das muitas interpretações possíveis dos dados históricos, que é influenciada pela própria noção de valor histórico. Assim sendo, como deveriam ser tratadas as reconstruções digitais uma vez que se pretende delas a condição de documento histórico e de modelo de informação histórica? Constata-se em alguns trabalhos que a reconstrução digital pode se apresentar sob diferentes aspectos, como a de obra artística cuja função é predominantemente estética ou de entretenimento, normalmente utilizados em jogos eletrônicos e marketing turístico. Outro aspecto, varia de documento histórico à ilustração científica, sendo caracterizado pelo seu valor científico. Pesam sobre esses valores aspectos como autenticidade, integridade e rigor científico onde, a forma de reconstrução tende a seguir as recomendações oficiais e de manuais de boas práticas em salvaguarda e proteção da herança cultural. Nesse contexto, este artigo propõe refletir sobre a tese de que estas reconstruções digitais não devem ser vistas apenas como mera recuperação visual, mas também como a materialização (em meio digital) da herança cultural e isto implica na construção de modelos digitais capazes de representar e transmitir valores tanto do patrimônio material como imaterial, apresentando as diferentes versões da história, sem obliterar seu par real e seus significados.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NOGUEIRA, Fabiano Mikalauskas S.; PARA, Arivaldo Leao de Amorim. RECONSTRUÇÃO DIGITAL: A MATERIALIZAÇÃO EM MEIO DIGITAL DA HERANÇA CULTURAL... In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/150885-RECONSTRUCAO-DIGITAL--A-MATERIALIZACAO-EM-MEIO-DIGITAL-DA-HERANCA-CULTURAL. Acesso em: 18/07/2025

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