CASA DE PEDRA CANCELLIER

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
CASA DE PEDRA CANCELLIER
Autores
  • Artur Hugo da Rosa
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 1: Documentação, conservação e restauração (1.1. Documentação da arquitetura 1.2. Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico 1.3. Arquitetura em terra, em pedra e em madeira 1.4. Arquitetura vernacular 1.5. Fortificações e patrimônio militar 1.6. Patrimônio religioso 1.7. Patrimônio industrial 1.8. Patrimônio arqueológico e arte rupestre 1.9. Patrimônio cultural subaquático 1.10. Pinturas murais)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/149366-casa-de-pedra-cancellier
ISBN
Palavras-Chave
cantaria, patrimônio histórico, arquitetura, imigração italiana
Resumo
Este artigo visa documentar uma residência construída no início do século XX através de uma técnica construtiva já não mais utilizada em grande parte do sul do Brasil, que é a cantaria. A cantaria é uma alvenaria feita com pedras. Existem, ainda, alguns exemplares na cidade de Urussanga, no Vale do Rio Maior, devido a presença de imigrantes Italianos do norte, que eram exímios mestres pedreiros e que encontraram no granito, a matéria-prima para construíram suas casas e igrejas. A colonização de Urussanga é um ponto importante deste texto, porque explica o contexto de vida destes imigrantes e nos mostra o cenário onde nascem a arquitetura e o assentamento dos italianos no sul de Santa Catarina. Da Itália, vinham de uma terra com baixa capacidade agrícola. No sul do Brasil, o imigrante encontrou regiões bastantes férteis, porém, de topografia acidentada. Ao tomar posse de suas propriedades e praticar economia de subsistência, com vendas de excedentes da policultura, produziu uma arquitetura que utilizava os materiais disponíveis no próprio lote, aliando sua própria mão-de-obra em todos os processos construtivos. Desta forma, o imigrante desenvolveu uma linguagem arquitetônica própria e habilidosa no emprego dos materiais e da técnica construtiva, resultando em uma expressão plástica notável, dentro de uma simplicidade que tendia a simetria, mas de maneira sóbria, evitando as ornamentações. Essas características estão presentes na Casa de Pedra Cancellier. A casa começou a ser construída em 1899 pela própria família em seu tempo livre. As terras foram cavadas com picareta, as madeiras foram talhadas a mão e cortaram cada pedra de modo a conseguir a quantidade suficiente para a edificação. A obra acabou em 1907. Hoje, o casarão pertence ao conjunto de casas e igrejas históricas integrantes do projeto “Roteiros Nacionais de Imigração” do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROSA, Artur Hugo da. CASA DE PEDRA CANCELLIER.. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/149366-CASA-DE-PEDRA-CANCELLIER. Acesso em: 02/01/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes