REABITAR O CENTRO: HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO CENTRO HISTÓRICO DE MANAUS/AM

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
REABITAR O CENTRO: HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO CENTRO HISTÓRICO DE MANAUS/AM
Autores
  • Luiza Martins Prazeres dos Santos
  • Rafael Nascimento de Azevedo
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 2: Patrimônio urbano, paisagens culturais e meio-ambiente (2.1. Conservação Urbana 2.2. Paisagens culturais 2.3. Rotas culturais 2.4. Turismo cultural 2.5. Energia e sustentabilidade)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/149255-reabitar-o-centro--habitacao-de-interesse-social-no-centro-historico-de-manausam
ISBN
Palavras-Chave
Arquitetura civil, Patrimônio Urbano, Edifícios de valor cultura abandonados;
Resumo
A preservação dos Centros Históricos constitui uma importante ação em prol da conservação da memória coletiva de um dado grupo social. A preservação de elementos como o conjunto edificado, os espaços livres públicos além das apropriações e manifestações culturais ali presentes garantem um passado vivo. Importantes Cartas Patrimoniais como a Declaração de Amsterdã (1975), Recomendação de Nairobi (1976), Carta de Washington (1986) e a Carta de Petrópolis (1987) alertam para a importância da conservação urbana através de ações como: a associação entre planejamento urbano e preservação dos sítios históricos urbanos como os centros históricos; a valorização da arquitetura civil e o incentivo ao uso residencial como formas de manutenção da vitalidade social e edilícia nestas áreas. Conforme as citadas cartas à conservação urbana não se restringe a dita arquitetura monumental dos palácios e teatros, mas principalmente sua “arquitetura menor”, edificações concebidas para o uso residencial e comercial que predominam no conjunto urbano das cidades. A conservação destas áreas no contexto Latino-americano encontra graves problemas sociais como as dificuldades financeiras visando à conservação do conjunto edificado, além do alto déficit habitacional gerando situações como as ocupações informais de edifícios de valor cultural gerando riscos aos moradores e ao patrimônio edificado. Manaus não se abstêm dessas problemáticas, de acordo com a Fundação João Pinheiro em 2017, 128 mil famílias não tinham acesso a moradia e um centro histórico, marcado por peças monumentais e um conjunto urbano consolidado, que hoje se encontra abandonado. Frente a estes fatos, o artigo propõe apresentar propostas de reabilitação de edifícios de valor cultural, no centro histórico de Manaus para habitação de interesse social, procurando garantir o uso e, consequente, conservação do patrimônio cultural. Através de uma metodologia que envolve os seguintes pontos: análise e delimitação de uma poligonal inserida no centro histórico, diagnóstico da região e a definição de tipologias de projeto. Essas tipologias pretendem apresentar soluções arquitetônicas em diversos contextos – sobrados em ruinas, lotes livres, edifícios em altura e espaços subutilizados- para criar um banco de referências projetuais que sirvam como base para contextos similares. Portanto, este trabalho pretende apresentar propostas de uso, que nasce de uma demanda social, para o Centro Histórico de Manaus.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Luiza Martins Prazeres dos; AZEVEDO, Rafael Nascimento de. REABITAR O CENTRO: HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO CENTRO HISTÓRICO DE MANAUS/AM.. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/149255-REABITAR-O-CENTRO--HABITACAO-DE-INTERESSE-SOCIAL-NO-CENTRO-HISTORICO-DE-MANAUSAM. Acesso em: 17/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes