A AGONIA DE UMA AVENIDA NA CIDADE FUNCIONALISTA: UMA PROPOSTA PARA A VIA W3 (BRASÍLIA, DF)

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
A AGONIA DE UMA AVENIDA NA CIDADE FUNCIONALISTA: UMA PROPOSTA PARA A VIA W3 (BRASÍLIA, DF)
Autores
  • Maurício Guimarães Goulart-IPHAN
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 2: Patrimônio urbano, paisagens culturais e meio-ambiente (2.1. Conservação Urbana 2.2. Paisagens culturais 2.3. Rotas culturais 2.4. Turismo cultural 2.5. Energia e sustentabilidade)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/149151-a-agonia-de-uma-avenida-na-cidade-funcionalista--uma-proposta-para-a-via-w3-(brasilia-df)
ISBN
Palavras-Chave
Brasília, urbanismo modernista, operações urbanas, land readjustment
Resumo
Limite da área urbanizada no plano de Lucio Costa, a via W3 é um exemplo concreto da transformação contínua que as cidades enfrentam, ao longo de sua vida, bem como da adaptabilidade da própria avenida a tais necessidades. De “via de serviço” para abastecimento das grandes lojas das quadras 500 sul, a avenida se tornou – até pela ausência de outra opção, pois a área central não estava então ocupada – a principal área comercial da “cidade projetada”, em seus primeiros anos. A avenida se subdivide em pelo menos quatro realidades urbanas distintas (quadras 500 norte, 500 sul, 700 norte e 700 sul), com diferentes características (projetos de parcelamento, tipos de edifícios, usos) e, em consequência dessa diversidade, apresenta graus de dinamismo também desiguais. A criação de um setor de residências geminadas do outro lado da avenida teve razões históricas, mas acabou por torná-la uma avenida “manca” – como a qualificou mais de uma vez Holanda (2012; 2017) – já que o uso residencial exclusivo em um dos lados resulta, hoje, num baixo dinamismo que acaba por contaminar ambas as margens. A ocupação das 700 Norte, por sua vez, representa uma adaptação da cidade a outras demandas, com edifícios de uso misto (comércio no térreo e apartamentos nos pavimentos superiores) na própria via W3 e em sistema viário auxiliar (paralelo e perpendicular à avenida principal), mas apresenta problemas que podem ser atribuídos ao projeto: além de ser subaproveitada em matéria de potencial construtivo, há casos de áreas intersticiais entre os blocos, gerando becos que não são privados mas não favorecem o uso público. A via W3 foi objeto de concurso público organizado pelo Governo do Distrito Federal e pelo IAB-DF em 2002, em que foi debatida sua “revitalização” com propostas de alteração de critérios de ocupação, mas desde então nada mudou – em que pese a atualidade do tema. A discussão sobre a proteção de Brasília como artefato urbano moderno permanece aberta, e as críticas devem ser recebidas como contribuições ao debate sobre a cidade moderna hoje, uma vez que a excessiva rigidez funcionalista já foi questionada até por seu autor. Para uma preservação menos dogmática do conjunto urbanístico tombado, é desejável abordar o problema da W3 numa perspectiva global e com olhar para o futuro, que considere tanto as transformações que já sofreu quanto sua condição de área acrescida ao “projeto original”, mas não componente dele – e portanto passível de intervenções que lhe modifiquem aspectos negativos ali presentes. Propomos com este artigo uma discussão sobre os limites e critérios de proteção do conjunto urbanístico de Brasília, especulando com possibilidades de reparcelamento de setores que compõem a via W3 (por instrumentos como a operação urbana e o land readjustment), que poderiam contribuir para um melhor aproveitamento de potencialidades ainda inexploradas da via, dos espaços públicos e dos edifícios ao longo dela.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOULART-IPHAN, Maurício Guimarães. A AGONIA DE UMA AVENIDA NA CIDADE FUNCIONALISTA: UMA PROPOSTA PARA A VIA W3 (BRASÍLIA, DF).. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/149151-A-AGONIA-DE-UMA-AVENIDA-NA-CIDADE-FUNCIONALISTA--UMA-PROPOSTA-PARA-A-VIA-W3-(BRASILIA-DF). Acesso em: 04/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes