A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA RURAL ITALIANA EM VENDA NOVA DO IMIGRANTE/ES PARA A MANUTENÇÃO DA MEMÓRIA SOCIAL LOCAL.

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA RURAL ITALIANA EM VENDA NOVA DO IMIGRANTE/ES PARA A MANUTENÇÃO DA MEMÓRIA SOCIAL LOCAL.
Autores
  • Anna Karine Bellini
  • Daniel Ferreira Fioroti
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 1: Documentação, conservação e restauração (1.1. Documentação da arquitetura 1.2. Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico 1.3. Arquitetura em terra, em pedra e em madeira 1.4. Arquitetura vernacular 1.5. Fortificações e patrimônio militar 1.6. Patrimônio religioso 1.7. Patrimônio industrial 1.8. Patrimônio arqueológico e arte rupestre 1.9. Patrimônio cultural subaquático 1.10. Pinturas murais)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/149010-a-importancia-da-preservacao-da-arquitetura-rural-italiana-em-venda-nova-do-imigrantees-para-a-manutencao-da-mem
ISBN
Palavras-Chave
arquitetura rural, italianos, preservação
Resumo
O presente texto aspira trazer à tona relevante acervo arquitetônico, reflexo da ocupação italiana em solo espírito-santense, localizado no atual município de Venda Nova do Imigrante, buscando evidenciar a importância de sua preservação para a formação da identidade e memória da população local, com vistas à sobrevivência de uma tradição que se vê ameaçada. O Espírito Santo recebeu, nas últimas décadas do século XIX e início do XX, um vultoso contingente de imigrantes, principalmente alemães e italianos, estes últimos em maior número. O Núcleo Castelo que se situava na atual sede do município de Alfredo Chaves foi o primeiro destino dos imigrantes que colonizaram a região de Venda Nova, recorte temático deste artigo, a partir de 1892. Como fruto dessa ocupação tem-se uma arquitetura civil com características muito peculiares que resguarda lembranças das terras de origem, adaptada pelo uso de diferentes materiais e técnicas construtivas, que reflete uma necessidade de integração ao ambiente local. A atenção ao tema considera que a arquitetura rural produzida pelos imigrantes e seus descendentes resultou em marcas na paisagem local responsáveis por agregar novos valores culturais e significados, que não apenas mantêm viva a epopeia italiana de desbravamento do interior do estado, bem como vivificam a memória social local, conservando a identidade do grupo que ali se apresenta. Uma questão muito latente referente ao acervo remanescente trata da vulnerabilidade da sua própria existência, frente às pressões “modernizadoras” numa tentativa de adaptação dos casarões ao contexto e vivências atuais. O rico conjunto remanescente da cultura italiana em terras venda-novenses pode ser entendido como importante não apenas para os indivíduos aos quais pertence, mas também para o território em que se insere. Ultrapassa o legado do núcleo familiar a ele diretamente relacionado, que é indiscutível, e se traduz como reconstituição de um passado coletivo e, portanto, responsável pela construção de uma memória plural, composta de múltiplas vivências individuais. Este acervo não é amparado por tutela oficial em nenhuma instância de governo. Muito embora possua atributos para tal, os instrumentos de preservação governamentais ainda são vistos com desconfiança, em geral como entraves pela população. Inúmeras questões ainda devem ser debatidas como a interação entre a sociedade civil e o Estado na proteção do patrimônio, o desenvolvimento sustentável, o turismo cultural, dentre outras, uma vez que este é seu meio de vivência. Este patrimônio reflete uma multiplicidade de significações e valores próprios do grupo e sua defesa perpassa a necessidade de uma construção conjunta a ser viabilizada pelo respeito mútuo, visando desempenhar um papel objetivo em defesa da memória local.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BELLINI, Anna Karine; FIOROTI, Daniel Ferreira. A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA RURAL ITALIANA EM VENDA NOVA DO IMIGRANTE/ES PARA A MANUTENÇÃO DA MEMÓRIA SOCIAL LOCAL... In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/149010-A-IMPORTANCIA-DA-PRESERVACAO-DA-ARQUITETURA-RURAL-ITALIANA-EM-VENDA-NOVA-DO-IMIGRANTEES-PARA-A-MANUTENCAO-DA-MEM. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes