ARQUITETURA ART DÉCO EM EDIFÍCIOS PÚBLICOS EM TERESINA-PI

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
ARQUITETURA ART DÉCO EM EDIFÍCIOS PÚBLICOS EM TERESINA-PI
Autores
  • Gabriela Maria Pires Nunes
  • Larissa de Fatima Ribeiro Mesquita
  • Lucas Bruno Barbosa de Campos
  • Marcos Antonio da Silva Martins Filho
  • Silvia Maria Santana Andrade Lima
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 1: Documentação, conservação e restauração (1.1. Documentação da arquitetura 1.2. Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico 1.3. Arquitetura em terra, em pedra e em madeira 1.4. Arquitetura vernacular 1.5. Fortificações e patrimônio militar 1.6. Patrimônio religioso 1.7. Patrimônio industrial 1.8. Patrimônio arqueológico e arte rupestre 1.9. Patrimônio cultural subaquático 1.10. Pinturas murais)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/148873-arquitetura-art-deco-em-edificios-publicos-em-teresina-pi
ISBN
Palavras-Chave
Estilo Art Déco, Patrimônio Histórico, História da Arquitetura
Resumo
O Art Déco foi um estilo de design, que afetou as artes decorativas, a arquitetura, o design de interiores, o desenho industrial, a pintura, as artes gráficas e o cinema. Surgiu na Europa no começo do século XX, destacando-se na década de 20. O nome do estilo veio da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, em Paris, em 1925. No Brasil, o Art Déco despontou entre as décadas de 1920 e 1930, quando acontecia a Semana de Arte Moderna. O país também vivia mudanças no âmbito político, com a implantação do Estado Novo por Getúlio Vargas, entre 1937 e 1946, a arquitetura Art Déco é reconhecida como oficial nesse período, devido à sua flexibilidade de ornamentação, permitindo o uso de elementos nacionais, sem perder seu vínculo com progresso industrial e urbano. Além disso, o estilo trazia um caráter de extrema personalização do poder, especialmente em relação à construção de edifícios públicos, exercendo considerável influência na arquitetura, no sentido de fortalecer a identidade nacional. Em Teresina, capital do estado do Piauí, os acervos mais representativos do estilo Art Déco encontram-se no bairro Centro que por ser, área inicial de implantação da cidade, também é de maior importância, em que apresenta significativos exemplares de arquitetura. São edifícios que ainda preservam suas fachadas Art Déco com elementos característicos de linhas retas, com ênfase vertical, saliências e reentrâncias, formas estilizadas ou geométricas. Importantes exemplos dessa manifestação são o Cine Rex, localizado na Praça Pedro II, inaugurado em 1939; o Liceu Piauiense, localizado na Rua Benjamin Constant, inaugurado em 1936, e o Arquivo Público Piauiense, localizado na Rua Coelho Rodrigues, inaugurado em 1909. A metodologia aplicada conta com levantamento de material bibliográfico, como livros, registros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC), Fundação Monsenhor Chaves e Arquivo Público, revistas e meios eletrônicos sobre o tema, além de levantamento arquitetônico, plantas, sistemas construtivos, elementos decorativos em geral, para análise das características e aspectos peculiares ao estilo Art Déco em Teresina. Essa análise tem relevância, tanto para o conhecimento do estado de conservação da obra arquitetônica, das características do Art Déco locais, quanto para outras áreas de estudo, como no âmbito social e histórico. Pode-se perceber o papel significativo desses edifícios na sociedade teresinense, já que são marcos na memória e relações das pessoas, que os frequentavam no passado, até os dias atuais, sendo assim verdadeiros exemplos de Patrimônio Histórico. A partir do que foi demonstrado, torna-se patente a necessidade desse estudo, com objetivo de analisar o estilo Art Déco em Teresina e seus edifícios mais representativos, manifestação artística que se destacou como transição entre o Eclético e o Moderno.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NUNES, Gabriela Maria Pires et al.. ARQUITETURA ART DÉCO EM EDIFÍCIOS PÚBLICOS EM TERESINA-PI.. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/148873-ARQUITETURA-ART-DECO-EM-EDIFICIOS-PUBLICOS-EM-TERESINA-PI. Acesso em: 24/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes