PAISAGEM COMO ‘MODO DE VER O MUNDO’

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
PAISAGEM COMO ‘MODO DE VER O MUNDO’
Autores
  • Laura Beatriz Lage
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 2: Patrimônio urbano, paisagens culturais e meio-ambiente (2.1. Conservação Urbana 2.2. Paisagens culturais 2.3. Rotas culturais 2.4. Turismo cultural 2.5. Energia e sustentabilidade)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/148869-paisagem-como-modo-de-ver-o-mundo
ISBN
Palavras-Chave
Paisagem, trajetividade, danos estéticos, stimmung.
Resumo
Este trabalho propõe pensar a paisagem como um ‘modo de ver o mundo’, uma categoria de pensamento e da existência. A paisagem, como categoria de pensamento e da existência, não se pauta na dicotomia/cisão entre sujeito e objeto, natureza e cultura, homem e meio, mas busca uma visão holística, aproximada e distante simultaneamente, onde a paisagem existe na trajectiva, na relação homem-meio. Buscar-se-á entender a paisagem para além da visão moderna do conceito, para além do dualismo instaurado pela revolução científica do século XVII, quando o sujeito e objeto se separaram (VERAS, 2014). A paisagem como um ‘modo de ver o mundo’ ocorre pelos vários sentidos, possuindo uma ‘disposição anímica’ (stimmung), que contribui com a qualidade de vida das pessoas. De acordo com alguns estudiosos e filósofos da paisagem, entre eles Augustin Berque, Alain Roger e Rosário Assunto, a experiência da paisagem se funda em sua experiência estética. A identidade estética de um lugar é reconhecer a natureza, a cultura, a sua história em interação e iteração. A paisagem reflete a interação do homem com a natureza, que sofre alterações de acordo com a evolução da sociedade, influindo na forma como ela é entendida, criada e gerida. A paisagem como uma experiência estética, de sentidos, assim como o lugar da integração particular entre homem-meio é mais que uma espacialidade, ela está essencialmente na relação do homem com ela, na trajectiva, onde surge a paisagem. Somos seres humanos integrais e o ato que suscita a paisagem é ao mesmo tempo contemplativo e afetivo, e esse mesmo ato psíquico faz retumbar em nós sua disposição anímica (stimmung), que nos envolve, conforme apontou Simmel (2009). Dessa forma, a paisagem não só é uma possibilidade de conexão entre disciplinas, como é a própria conexão do homem com seu meio. Nossa relação sensível com o mundo, manifestada na paisagem, é a de um encontro e de uma interação permanente entre o dentro e o fora, o eu e o outro. A paisagem não é apenas vista, mas percebida por todos os sentidos, ela é o ambiente experienciado. A paisagem é uma ideia chave que pode resgatar a conexão do homem com o seu meio, sendo um elemento integrador entre os diversos campos do conhecimento. Segundo a Convenção Europeia da Paisagem (CEP), ela é uma qualidade de todo o território e um componente essencial da qualidade de vida das pessoas. É um lugar de troca “em que se reencontram e se confrontam diferentes pontos de vista. Lugar público, pode tornar-se uma ágora, em que o indivíduo assume seu lugar em uma comunidade reencontrada. (...) a paisagem oferece um espaço onde é possível se reencontrar” (COLLOT, 2013, p.198). A abordagem da paisagem oferece uma estrutura que engloba uma visão integrada dos processos e relacionamentos essenciais para uma estratégia de conservação baseada na cultura que respeite a complexidade e a riqueza de diversos valores em um mundo em rápida mudança.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LAGE, Laura Beatriz. PAISAGEM COMO ‘MODO DE VER O MUNDO’.. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/148869-PAISAGEM-COMO-MODO-DE-VER-O-MUNDO. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes