AUTENTICIDADE NO DESIGN DE MOBILIÁRIO BRASILEIRO DO SÉCULO XX

Publicado em 05/06/2019

DOI
10.29327/15175.3-4  
Título do Trabalho
AUTENTICIDADE NO DESIGN DE MOBILIÁRIO BRASILEIRO DO SÉCULO XX
Autores
  • Fernanda Tozzo Machado
  • Maria Cecilia Loschiavo dos Santos
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA ESPECÍFICO: AUTENTICIDADE EM RISCO - tópicos desta linha (O conceito de autenticidade - Autenticidade e integridade: dois lados da mesma moeda? / Autenticidade, universalismo e relativismo cultural / Autenticidade no contexto brasileiro / Autenticidade e o patrimônio imaterial / Conservação preventiva e prevenção de risco / Patrimônio cultural e desastres / Meio-ambiente e mudanças climáticas / Risk assessment / Reconstrução pós-desastre )
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/148826-autenticidade-no-design-de-mobiliario-brasileiro-do-seculo-xx
ISBN
Palavras-Chave
Autenticidade, Design de mobiliário, Mercado de arte, Colecionismo
Resumo
O design do mobiliário brasileiro produzido no século XX é o foco deste artigo, baseado em doutorado em andamento, intitulado "Autenticidade no design de mobiliário brasileiro do século XX", desenvolvido na FAU/USP. Conhecido como móvel moderno, estes móveis foram projetados para servir residências, anfiteatros, edifícios, salões comerciais e escritórios e por algum motivo foram descartados: ou por substituição, ou por falecimento dos proprietários, ou encerramento de estabelecimentos comerciais. Independentemente dos motivos, essas mobílias que não têm mais serventia àqueles que as adquiriram em primeira mão, veem a ser revalorizadas comercialmente por galeristas especializados em design logo nos primeiros anos do século XXI, para revendas no mercado secundário de arte. O que chama a atenção nessa situação é a associação do mercado de móveis usados com o da arte contemporânea e, ainda, que esses móveis são vendidos como objetos artísticos para colecionadores, que os compram a preços elevados. No entanto, há um diferencial nesse mercado quanto à tradicional comercialização de mobílias usadas, que é a exigência, tanto de quem vende como quanto de quem compra, pela certificação da autenticidade para a efetiva transação comercial. Mas o que é, na verdade, a autenticidade no mobiliário moderno? Se refere ao objeto produzido pelo designer no período? Ou o projeto do mobiliário que é autêntico? Como garantir a autenticidade em artefatos fabricados em série? A garantia de autenticidade é, de fato, necessária para os colecionadores? Para tanto, este estudo qualitativo de caráter fenomenológico, pretende abranger a autenticidade em design de móvel do século XX, a partir de dupla vertente: uma extensa revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas em profundidade, feitas com pessoas ligadas ao mercado de arte, colecionadores e profissionais de design. Quanto à filiação teórica, visa examinar os conceitos de unicidade, de reprodutibilidade, de falsificação e de percepção, a partir dos filósofos W. Benjamin e J. Baudrillard; da socióloga da arte, R. Moulin; dos pesquisadores em autenticidade J. Jokilehto, J. H. Gilmore-B. J. Pine II, A. Potter e D. Boyle; do colecionismo, Prof. R. Belk; e dos designers B. Löbach e V. Papanek. Assim, no confronto entre os dados levantados nas referidas fontes, pretende-se compreender quais as razões pelas quais a autenticidade é exigida no mobiliário moderno brasileiro e se a autenticidade pode ser, de fato, a garantia de originalidade deste mobiliário. Como resultado, espera-se minimizar lacuna identificada no que diz respeito ao design de mobiliário como a diferenciação entre reedição e falsificação e, acima de tudo, como é a percepção de autenticidade, bem como os aspectos da relativização do termo, de acordo com intenções e contextos, além de conferir como os pesquisadores de design podem contribuir para o reconhecimento da autenticidade no design de móveis modernos do século XX.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

MACHADO, Fernanda Tozzo; SANTOS, Maria Cecilia Loschiavo dos. AUTENTICIDADE NO DESIGN DE MOBILIÁRIO BRASILEIRO DO SÉCULO XX.. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/148826-AUTENTICIDADE-NO-DESIGN-DE-MOBILIARIO-BRASILEIRO-DO-SECULO-XX. Acesso em: 20/06/2025

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