TEM MODERNISMO NA TERRA DO PADRE CÍCERO?

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
TEM MODERNISMO NA TERRA DO PADRE CÍCERO?
Autores
  • Hévila Rayara Cruz Ribeiro
  • Carolina Mapurunga Bezerra Coutinho
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 1: Documentação, conservação e restauração (1.1. Documentação da arquitetura 1.2. Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico 1.3. Arquitetura em terra, em pedra e em madeira 1.4. Arquitetura vernacular 1.5. Fortificações e patrimônio militar 1.6. Patrimônio religioso 1.7. Patrimônio industrial 1.8. Patrimônio arqueológico e arte rupestre 1.9. Patrimônio cultural subaquático 1.10. Pinturas murais)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/148709-tem-modernismo-na-terra-do-padre-cicero
ISBN
Palavras-Chave
patrimônio histórico arquitetônico, Arquitetura moderna, Juazeiro do Norte
Resumo
Situada na região do Cariri, no sul do Ceará, a cidade de Juazeiro do Norte tem como principal marco histórico o dia 11 de março de 1889, com o acontecimento conhecido como “milagre da hóstia” tendo como principal protagonista o Padre Cícero Romão Batista, este episódio foi interpretado pelo sertanejo como um sinal de que Juazeiro seria uma terra santa e o Padre seu santo, o que promoveu um intenso movimento de migração e um rápido crescimento urbano e econômico. Apesar de ser uma cidade de referência nacional, tanto pelo turismo religioso, quanto pelo desenvolvimento urbano, poucos são os estudos encontrados em relação as edificações históricas locais, que encontram-se em constante ameaça visto que o desenvolvimento econômico e territorial do município não está ligado a preservação e valorização do patrimônio edificado, tornando-se um verdadeiro desafio para a conservação. No Ceará o modernismo se iniciou no final da década de 1950 com o regresso de um grupo de jovens arquitetos que trouxeram práticas modernas de arquitetura e urbanismo das cidades do Rio de Janeiro e Recife. O processo de afirmação da arquitetura moderna no Ceará se consolida com a fundação da Escola de Artes e Arquitetura da UFC (Universidade Federal do Ceará) no ano de 1964. Nessa mesma década inicia-se no estado o período conhecido como “coronelismo”, com chamada “política dos favores”. É nesse período que a cidade Juazeiro do Norte dá início à “modernidade”, com obras de infraestrutura urbana e construção de uma série de instituições públicas. No Centro da cidade, principal bairro comercial e histórico, foram identificadas cerca de dez possíveis edificações modernistas, datadas entre as décadas de 1960 a 1980, representantes dos chamados “ciclos de poder” e que possuem valor expressivo na evolução urbana local. Esta pesquisa tem como objetivo investigar a relevância dessas obras no repertório da produção da arquitetura moderna brasileira e ampliar a historiografia sobre a cidade reconhecendo o patrimônio arquitetônico local. Para o estudo foram escolhidas três edificações entre as identificadas e posteriormente realizou-se metodologicamente uma pesquisa referencial bibliográfica aliada a investigações em registros fotográficos antigos e periódicos da época. Assim, foram estudados os seus aspectos formais, plantas, espacialidade, sistema estrutural e registros documentais. Com esta pesquisa percebe-se que as edificações modernistas presentes na paisagem urbana marcam o processo de evolução da cidade de Juazeiro do Norte e podem contribuir com a historiografia nacional sobre a Arquitetura Moderna no Brasil, principalmente nas cidades do interior do Nordeste. Destaca-se também o descaso com a documentação das edificações de caráter histórico aqui existentes, sendo escassos o número de informações, justificando assim a necessidade de um estudo sobre a arquitetura local.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RIBEIRO, Hévila Rayara Cruz; COUTINHO, Carolina Mapurunga Bezerra. TEM MODERNISMO NA TERRA DO PADRE CÍCERO?.. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/148709-TEM-MODERNISMO-NA-TERRA-DO-PADRE-CICERO. Acesso em: 17/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes