UM ESTUDO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS NO PATRIMÔNIO URBANO DA PORÇÃO SUDESTE DO SETOR DE PRESERVAÇÃO DE ENTORNO CULTURAL 1 DA ZONA ESPECIAL DE PRESERVAÇÃO-2 CENTRO DE MACEIÓ/AL.

Publicado em 05/06/2019

DOI
10.29327/15175.3-19  
Título do Trabalho
UM ESTUDO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS NO PATRIMÔNIO URBANO DA PORÇÃO SUDESTE DO SETOR DE PRESERVAÇÃO DE ENTORNO CULTURAL 1 DA ZONA ESPECIAL DE PRESERVAÇÃO-2 CENTRO DE MACEIÓ/AL.
Autores
  • Ítalo Monteiro de Oliveira Mariano Gomes
  • LUCIA TONE FERREIRA HIDAKA
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 2: Patrimônio urbano, paisagens culturais e meio-ambiente (2.1. Conservação Urbana 2.2. Paisagens culturais 2.3. Rotas culturais 2.4. Turismo cultural 2.5. Energia e sustentabilidade)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/148683-um-estudo-sobre-as-transformacoes-e-permanencias-no-patrimonio-urbano-da-porcao-sudeste-do-setor-de-preservacao-d
ISBN
Palavras-Chave
Conservação Urbana; Patrimônio Urbano, Maceió/AL; Setor de Entorno Cultural – 1, ZEP – 2 Centro.
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a conservação do patrimônio urbano da porção sudeste do Setor de Entorno Cultural 1 da ZEP 2 – Centro de Maceió/AL. Tem como objetivo analisar a evolução urbana do Setor identificando as transformações, as permanências e os atributos patrimoniais. O Centro é um dos bairros mais antigos da cidade, e a maior parte do seu território é considerada pelo Plano Diretor de Maceió (2005) uma Zona Especial de Preservação. Sendo uma das cinco ZEPs da cidade, é subdividida em três setores de preservação: o Setor de Preservação Cultural 01 (SPR1), Setor de Preservação de Entorno 01 (SPE-01) e o Setor de Preservação de Entorno 02 (SPE-02). O SPE-01, é a maior porção dentre os três setores, circundando a maior parte do SPR-1. Em sua porção sudeste, há a Praia da Avenida, as Praças dos Palmares e do Sinimbú. O Centro sempre foi foco de diversas transformações urbanas ao longo dos 200 anos da história de Maceió, e é na porção sudeste do SPE-1, que se pode destacar as principais transformações urbanas ocorridas neste. A metodologia do estudo, aqui apresentado, estruturou-se em duas etapas: 1) Revisão documental e de registros de memória da evolução urbana do setor estudado; 2) Identificação dos atributos patrimoniais referentes às permanências e transformações. Como primeiros resultados foi possível observar que as primeiras transformações urbanas resultam do aterro de áreas alagadiças e de mangue. Nesses locais foram construídas edificações consideradas monumentos históricos pelo Plano Diretor de Maceió (2005), como o Arcebispado e a Estação Ferroviária de Maceió. Também se identifica a consolidação da malha urbana, referente ao ano de 1940, com a mudança do leito do Riacho Salgadinho, um dos cursos d’águas de destaque na paisagem da cidade. As transformações na paisagem urbana das praças da área de estudo são relacionadas aos imóveis lindeiros, na praça dos Palmares constroem-se os primeiros exemplares da arquitetura moderna brasileira e na praça Sinimbú há uma diversidade exemplares arquitetônicos de épocas distintas, desde edificações com ornamentos característicos do ecletismo as mais contemporâneas. Confrontando os registros de memória com os levantamentos de campo, apesar das marcas históricas estarem presentes, a área sofre com o esvaziamento populacional, a descaracterização de imóveis de interesse patrimonial, a existência de terrenos vazios que rompem com a continuidade do gabarito da área histórica, assim como da construção de edificações com mais de 10 pavimentos no entorno do setor em estudo. Por fim, pretende-se com o trabalho contribuir na definição de atributos e valores patrimoniais presente nas áreas de entorno, evidenciando a importância destas para conservação dos setores de preservação rigorosa, contribuindo com as reflexões sobre a conservação urbana do patrimônio cultural de Maceió em Alagoas, e as discussões da área temática de estudo.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

GOMES, Ítalo Monteiro de Oliveira Mariano; HIDAKA, LUCIA TONE FERREIRA. UM ESTUDO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS NO PATRIMÔNIO URBANO DA PORÇÃO SUDESTE DO SETOR DE PRESERVAÇÃO DE ENTORNO CULTURAL 1 DA ZONA ESPECIAL DE PRESERVAÇÃO-2 CENTRO DE MACEIÓ/AL... In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/148683-UM-ESTUDO-SOBRE-AS-TRANSFORMACOES-E-PERMANENCIAS-NO-PATRIMONIO-URBANO-DA-PORCAO-SUDESTE-DO-SETOR-DE-PRESERVACAO-D. Acesso em: 13/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes