IMÓVEIS NO TEMPO: CASARÕES DO PORTO GERAL DE CORUMBÁ/MS

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
IMÓVEIS NO TEMPO: CASARÕES DO PORTO GERAL DE CORUMBÁ/MS
Autores
  • Victor Tetsuo Hirata Batista
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 6: Patrimônio para nossas gerações (O lugar do patrimônio cultural na contemporaneidade; Tradição e renovação: diálogos e convivências necessárias; Formação e capacitação de novos profissionais; Mediação dos conhecimentos tradicionais para as novas gerações; Novas linguagens e novas tecnologias para a preservação.)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/148562-imoveis-no-tempo--casaroes-do-porto-geral-de-corumbams
ISBN
Palavras-Chave
Patrimônio, tombamento, sujeitos, imóveis, narrativas.
Resumo
A partir de 1950, a estrada de ferro Noroeste do Brasil foi instalada em Corumbá, Mato Grosso do Sul. A partir desse momento a economia da cidade teve seu foco redirecionado do Porto Geral, que faceia o Rio Paraguai, para a ferrovia. Posteriormente, em 1993, os casarões presentes no porto são tombados como Conjunto Histórico, Paisagístico e Arquitetônico, englobando uma poligonal de tombamento e área de entorno expressiva do centro urbano do município. Essa progressão de eventos tem reflexos contemporâneos, tanto nos imóveis que foram patrimonializados em um contexto de progressiva decadência e abandono dos usos comerciais de importação e exportação, como sociais, nos usos dos espaços, na paisagem urbana e no distanciamento dos sujeitos com seu patrimônio cultural. A pesquisa tem como objetivo analisar as diferentes abordagens que coexistem em torno do conjunto, a partir de três perspectivas: as narrativas acadêmica, institucional do IPHAN e social. Utilizando o caso de quatro imóveis do conjunto tombado, a Casa Vasquez & Filhos, Edifício Erasmo José Boabaid, Edifício Wanderley, Baís & Cia e Alfândega do Porto, pretende-se discorrer sobre as mudanças temporais de forma e função dos imóveis, ao longo dos anos até a situação atual, como patrimônio de uma sociedade e a interação e relação dos sujeitos com esses bens. Postas estas questões sobre patrimônios e patrimonialização de bens, as ações do tempo e as consequências do tombamento dentro de uma comunidade, o trabalho tem como motivação abranger essas problemáticas em torno do patrimônio tombado, além de ponderar uma hipótese sobre o futuro do patrimônio, sobre as novas perspectivas acerca desde e do papel do indivíduo como um agente ativo sobre o que compõe ou como se dá o patrimônio cultural nacional.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BATISTA, Victor Tetsuo Hirata. IMÓVEIS NO TEMPO: CASARÕES DO PORTO GERAL DE CORUMBÁ/MS.. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/148562-IMOVEIS-NO-TEMPO--CASAROES-DO-PORTO-GERAL-DE-CORUMBAMS. Acesso em: 19/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes