RESGATE ARQUEOLÓGICO E RESTAURAÇÃO DE UMA FORTIFICAÇÃO EM TERRA, DO SÉCULO XVII

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
RESGATE ARQUEOLÓGICO E RESTAURAÇÃO DE UMA FORTIFICAÇÃO EM TERRA, DO SÉCULO XVII
Autores
  • Marcos Antônio Gomes de Mattos de Albuquerque
  • Veleda Christina Lucena de Albuquerque
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 1: Documentação, conservação e restauração (1.1. Documentação da arquitetura 1.2. Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico 1.3. Arquitetura em terra, em pedra e em madeira 1.4. Arquitetura vernacular 1.5. Fortificações e patrimônio militar 1.6. Patrimônio religioso 1.7. Patrimônio industrial 1.8. Patrimônio arqueológico e arte rupestre 1.9. Patrimônio cultural subaquático 1.10. Pinturas murais)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/148350-resgate-arqueologico-e-restauracao-de-uma-fortificacao-em-terra-do-seculo-xvii
ISBN
Palavras-Chave
Fortim de terra, Arqueologia de fortificações, Fortificação em terra, Restauração de fortificações em terra; Resgate arqueológico, Fortificação holandesa, Patrimônio militar, Arqueologia de fortificação, Arqueologia histórica, Arqueologia militar, Holandeses no Brasil.
Resumo
A iconografia seiscentista do litoral do Nordeste brasileiro, é particularmente rica, mormente no que concerne o período da ocupação holandesa do Brasil (1630/1654). Uma iconografia que abrange diferentes técnicas de produção e reprodução, envolvendo desenhos, pinturas, gravuras, e mesmo uma cartografia muito apurada. Esta riqueza iconográfica é ainda acompanhada de relatórios de viagens, relatórios administrativos, informações que ajudam a configurar um quadro não apenas social, mas ainda material, da sociedade de então. Nesta documentação emergem construções holandesas, que foram muitas, entre as quais se sobressaem as fortificações. São particularmente interessantes os sistemas defensivos implantados em Recife, PE (sede do governo holandês), na atual João Pessoa (antiga Filipéa), PB, e mesmo no Cabo de Santo Agostinho, também em Pernambuco. Muitas das fortificações representadas desapareceram, outras foram alteradas ajustando-se às mudanças tecnológicas ou mesmo estratégicas. Estudos arqueológicos dirigidos ao resgate do antigo sistema de defesa holandês no Brasil têm trazido à luz testemunhos dos fortes seiscentistas do segundo quartel, sobre cujas estruturas, em terra, foram implantadas obras de alvenaria de pedra. Em Alagoas, as fortificações seiscentistas, em sua maioria também obras de terra, praticamente desapareceram. Uma pesquisa arqueológica sistemática no entorno da histórica Porto Calvo, permitiu a identificação, em uma ilha ao pé da cidade, de cicatrizes no terreno que apontavam para a presença de remanescentes de uma antiga fortificação. A escavação arqueológica ali encetada permitiu o resgate de um antigo fortim em terra, praticamente íntegro, que se manteve soterrado por mais de três séculos e meio. Embora desconhecido até então, sua identidade pode ser também resgatada em uma iconografia, o mapa “Pharnambocque”, da Biblioteca Apostólica Vaticana (disponível em http://vatlib.it/view/MSS_Reg.lat2106/0093), até o momento a única referência que se pode resgatar daquele forte. É este projeto, recentemente concluído, que é apresentado neste artigo, onde são discutidas as técnicas de escavação e de restauração, os resultados alcançados neste trabalho, que trouxe à luz uma estrutura de defesa regular constituída por quatro meios baluartes, com flancos no sentido anti-horário, cercada por fosso duplo. Como foi mencionado anteriormente, o Fortim Bass é um raro, e talvez o último representante das obras de defesa construídas pelos holandeses em terras do Brasil, que restou preservado.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALBUQUERQUE, Marcos Antônio Gomes de Mattos de; ALBUQUERQUE, Veleda Christina Lucena de. RESGATE ARQUEOLÓGICO E RESTAURAÇÃO DE UMA FORTIFICAÇÃO EM TERRA, DO SÉCULO XVII.. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/148350-RESGATE-ARQUEOLOGICO-E-RESTAURACAO-DE-UMA-FORTIFICACAO-EM-TERRA-DO-SECULO-XVII. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes