ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO ARQUITETÔNICA DE RESIDÊNCIAS DE ARQUITETOS PROJETADAS PARA USO PRÓPRIO, CONSTRUÍDAS ENTRE 1961 E 1985 EM CURITIBA.

Publicado em 05/06/2019

DOI
10.29327/15175.3-20  
Título do Trabalho
ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO ARQUITETÔNICA DE RESIDÊNCIAS DE ARQUITETOS PROJETADAS PARA USO PRÓPRIO, CONSTRUÍDAS ENTRE 1961 E 1985 EM CURITIBA.
Autores
  • Fernanda bertoli Stival
  • Ana Paula Santos Sangalli
  • Lilian Karine Basílio
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 1: Documentação, conservação e restauração (1.1. Documentação da arquitetura 1.2. Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico 1.3. Arquitetura em terra, em pedra e em madeira 1.4. Arquitetura vernacular 1.5. Fortificações e patrimônio militar 1.6. Patrimônio religioso 1.7. Patrimônio industrial 1.8. Patrimônio arqueológico e arte rupestre 1.9. Patrimônio cultural subaquático 1.10. Pinturas murais)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/148073-analise-da-composicao-arquitetonica-de-residencias-de-arquitetos-projetadas-para-uso-proprio-construidas-entre-1
ISBN
Palavras-Chave
Análise, Composição, Clark e Pause, Diagramas
Resumo
A geometria dos edifícios, a configuração de espacialidades e as relações entre eles são instrumentos organizadores de espaços e elementos construídos. Conhecer os aspectos compositivos de uma obra contribui para o entendimento do pensamento intrínseco presente no projeto arquitetônico. Clark e Pause (1997) surgem como referência recorrente, por apresentarem um método para analisar os aspectos compositivos de obras, tendo como foco a investigação das peculiaridades formais e das espacialidades dos edifícios, de acordo com critérios que contribuem para sua compreensão através de diagramas que apresentam a essência dos aspectos analisados. No momento, o desdobramento da pesquisa Inventário Digital da Arquitetura Moderna de Curitiba: A Casa do Arquiteto 1961-1985, disponibiliza o levantamento e inventário de casas, que são usadas como embasamento para esta pesquisa. Os dados possibilitam o início de análises visando ao entendimento daquelas obras, sob diversos aspectos, dentre eles o compositivo. Neste contexto, a pesquisa buscou ampliar o entendimento de casas selecionadas, identificando, pela análise dos projetos, as características físicas e as estratégias compositivas predominantes, e representando-as em diagramas. O objetivo geral da pesquisa é mostrar como os aspectos de composição arquitetônica aparecem nos projetos destas oito residências de arquitetos, projetadas para uso próprio, no recorte temporal e temático estabelecidos, e se predominam as características autorais ou as recorrentes. O conhecimento advindo da pesquisa poderá beneficiar e subsidiar estudos sobre a arquitetura moderna na cidade, bem como estudos sobre projetos de arquitetos para residências para uso próprio. A pesquisa buscou compreender as principais argumentações a respeito da composição arquitetônica. Os autores que discorrem sobre o tema foram estudados e suas bibliográficas analisadas e transcritas. Desta forma, utilizou-se como metodologia primordial de pesquisa a comparação entre ideias e descrições, assim como representação gráfica das categorias analisadas. A análise arquitetônica compositiva possibilita o entendimento das estratégias utilizadas para estruturação de um projeto em diversas categorias. Clark e Pause (1997) analisam as principais classes e apresentam de maneira diagramática. Desta forma a análise dos métodos utilizados para a composição de residências projetadas para uso próprio resultam em estudos sobre as qualidades espaciais, estéticas e estruturais da edificação. Como contribuição final, a pesquisa proporciona maior conhecimento das obras, bem como abre caminhos para investigações mais aprofundadas sobre as suas estratégias de composição, suas ambiências e ainda o levantamento de características de residências projetadas para uso próprio, entre 1961 e 1985, em Curitiba.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

STIVAL, Fernanda bertoli; SANGALLI, Ana Paula Santos; BASÍLIO, Lilian Karine. ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO ARQUITETÔNICA DE RESIDÊNCIAS DE ARQUITETOS PROJETADAS PARA USO PRÓPRIO, CONSTRUÍDAS ENTRE 1961 E 1985 EM CURITIBA... In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/148073-ANALISE-DA-COMPOSICAO-ARQUITETONICA-DE-RESIDENCIAS-DE-ARQUITETOS-PROJETADAS-PARA-USO-PROPRIO-CONSTRUIDAS-ENTRE-1. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes