MARCAS D’ÁGUA DO SÉCULO XIX: UM PROJETO DE CATOLOGAÇÃO

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
MARCAS D’ÁGUA DO SÉCULO XIX: UM PROJETO DE CATOLOGAÇÃO
Autores
  • Andreia de Freitas Rodrigues
  • Carolina Vétere Neves Gonze Maia
  • Luiz Henrique Souza de Giacomo
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA ESPECÍFICO: AUTENTICIDADE EM RISCO - tópicos desta linha (O conceito de autenticidade - Autenticidade e integridade: dois lados da mesma moeda? / Autenticidade, universalismo e relativismo cultural / Autenticidade no contexto brasileiro / Autenticidade e o patrimônio imaterial / Conservação preventiva e prevenção de risco / Patrimônio cultural e desastres / Meio-ambiente e mudanças climáticas / Risk assessment / Reconstrução pós-desastre )
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/147766-marcas-dagua-do-seculo-xix--um-projeto-de-catologacao
ISBN
Palavras-Chave
Marca d’água, Autenticidade, Catalogação, Arquivo, Fórum Benjamin Colucci.
Resumo
Marcas d’água ou filigranas são sinais inseridos na própria textura do papel e vistos à contraluz, com a função de indicar a procedência ou diferenciar os fabricantes, os formatos e a qualidade do papel. Pode-se dizer que, grosso modo, foram utilizadas durante praticamente todo o período em que o papel era produzido manualmente, o que se entendeu até o século XIX. Assim, estas marcas trazem em si informações relevantes para datar ou indicar a proveniência de um papel, sendo também elemento fundamental para demonstrar a autenticidade de um documento, reconhecidas já no século XV pelo édito de Henrique III, que regulamentava, pela primeira vez, o seu uso obrigatório. Esta comunicação traz os apontamentos iniciais desenvolvidos no projeto de catalogação de marcas d’água encontradas nos documentos do século XIX, sob custódia do Arquivo Central da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tomamos como espaço inicial os documentos cíveis da Comarca do Rio Parahybuna, mais precisamente os inventários pertencentes ao fundo Fórum Benjamin Colucci. Estes são documentos que têm por natureza listar bens pertencentes aos inventariados, logo, apresentam, em sua composição, muitos documentos oficiais, alguns com papéis e selos especiais. Dentre as diferentes marcas d’água existentes no referido conjunto documental, selecionamos aquelas relativas aos selos fixo e proporcional, regulamentados pelo Decreto Imperial nº 681, de 10 de julho de 1850. São, mais precisamente, casos encontrados nos inventários que datam de 1864. Esses exemplos nos permitem analisar a natureza das marcas d’água, a sua relação com a autenticidade documental, bem como expor, mesmo que brevemente, o procedimento que estamos desenvolvendo para a construção de um catálogo. Nosso interesse nas marcas d’água se deve ao fato delas permitirem a observação de diferentes questões, como a produção de papel, a circulação e o consumo destes, as relações comerciais e/ou culturais, além de ser uma marca de autenticidade dos documentos. Procuramos, desse modo, ressaltar a importância deste trabalho, privilegiando tanto os significados iconográficos e iconológicos que a marca d’água contém, sendo ela própria objeto de estudo enquanto fonte de informação, que pode contribuir em diferentes investigações transdisciplinares entre a Conservação, o Patrimônio, a Arquivologia e a História.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, Andreia de Freitas; MAIA, Carolina Vétere Neves Gonze; GIACOMO, Luiz Henrique Souza de. MARCAS D’ÁGUA DO SÉCULO XIX: UM PROJETO DE CATOLOGAÇÃO.. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/147766-MARCAS-DAGUA-DO-SECULO-XIX--UM-PROJETO-DE-CATOLOGACAO. Acesso em: 25/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes