PELOTAS DE PAPEL: A EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COM TÉCNICAS DE PAPER CRAFTS.

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
PELOTAS DE PAPEL: A EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COM TÉCNICAS DE PAPER CRAFTS.
Autores
  • Daniele Behling Luckow
  • Ricardo Brod Mendez
  • Laura Gomes Zambrano
  • Joseane da Silva Almeida
  • Fernanda Tomiello
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 4: Educação para o patrimônio (4.1. Educação para o patrimônio 4.2. Interpretação e apresentação do patrimônio cultural ) Este Sub-Tema está sendo desenvolvido em parceria com a REDE PHI (Patrimônio Histórico + Cultural Ibero-americano)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/146315-pelotas-de-papel--a-experiencia-em-educacao-patrimonial-com-tecnicas-de-paper-crafts
ISBN
Palavras-Chave
Educação, Pelotas, maquetes, Arquitetônico, digital
Resumo
A educação patrimonial pode ser compreendida como um processo permanente e sistemático de caráter educativo referente ao Patrimônio Cultural. Em uma visão contemporânea o enfoque deve estar mais no individuo, capaz de atribuir os mais diferentes significados ao patrimônio, do que no bem em si. Desta forma ganham força ações que trabalham a participação ativa da comunidade na interação com a atividade educativa. Neste enfoque o trabalho tem por objetivo apresentar a experiência do projeto denominado Pelotas de Papel desenvolvido pelo Programa de Extensão Apoio às Práticas Patrimoniais do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas. O projeto, de forma prática, foi aplicado no Dia do Patrimônio, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas como ação de educação patrimonial e realizado anualmente desde 2013 no segundo final de semana de agosto, com palestras e circuitos patrimoniais, voltados ao reconhecimento e difusão do patrimônio cultural do município. A cidade de Pelotas tem uma significativa importância regional e nacional no âmbito do patrimônio cultural pelos diversos bens protegidos e por ser campo de ações nacionais de recuperação do patrimônio. Em meados de 2018 seu papel foi fortalecido pelo tombamento nacional de uma série de bens materiais e do saber imaterial da tradição doceira. Nesse contexto o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica destaca o tema do Patrimônio Cultural Arquitetônico em diversas disciplinas para possibilitar aos alunos uma inserção teórica e prática no campo da preservação. Também através de seu programa de extensão desenvolveu uma série de trabalhos de documentação arquitetônica e mais recentemente passou a trabalhar com a educação patrimonial, entendendo o seu caráter essencial na área, bem como a possiblidade de oferecer aos alunos uma diferente visão do patrimônio cultural. Desta forma o projeto Pelotas de Papel é uma ação integrada de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvida pelo Programa em conjunto com a disciplina de Gráfica Digital II com o objetivo de buscar uma forma mais dinâmica de atrair o interesse da população para o tema da preservação. Consiste no estudo de bem arquitetônico para a sua transformação em maquetes planificadas (paper crafts), pelos alunos do curso, com o uso de recursos digitais de modelagem 3D, planificação e diagramação. A forma simplificada possibilita a posterior execução da montagem. Assim durante o Dia do patrimônio uma oficina com alunos da rede pública possibilitou a montagem das maquetes de três exemplares arquitetônicos (museu do doce, casas geminadas e pompas fúnebres) bem como a distribuição das maquetes durante as visitas guiadas. A atividade possibilitou a combinação de visitas guiadas com a interação com os bens e permitiu identificar a maneira como o patrimônio é reconhecido e apropriado. A continuidade do projeto prevê a ampliação dos modelos e de sua distribuição e, também a criação de um livro.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LUCKOW, Daniele Behling et al.. PELOTAS DE PAPEL: A EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COM TÉCNICAS DE PAPER CRAFTS... In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/146315-PELOTAS-DE-PAPEL--A-EXPERIENCIA-EM-EDUCACAO-PATRIMONIAL-COM-TECNICAS-DE-PAPER-CRAFTS. Acesso em: 27/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes