ONDE ESTÁ O ARCO? O GATO COMEU!

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
ONDE ESTÁ O ARCO? O GATO COMEU!
Autores
  • Eder Donizeti da Silva
  • Adriana Dantas Nogueira
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 1: Documentação, conservação e restauração (1.1. Documentação da arquitetura 1.2. Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico 1.3. Arquitetura em terra, em pedra e em madeira 1.4. Arquitetura vernacular 1.5. Fortificações e patrimônio militar 1.6. Patrimônio religioso 1.7. Patrimônio industrial 1.8. Patrimônio arqueológico e arte rupestre 1.9. Patrimônio cultural subaquático 1.10. Pinturas murais)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/145991-onde-esta-o-arco-o-gato-comeu
ISBN
Palavras-Chave
Arquitetura, Arco, Conservação, Prevenção, Estruturas.
Resumo
A inexistência de ações voltadas para a conservação preventiva do patrimônio cultural é uma das mais graves lesões aos objetos portadores de juízo de valor histórico e estético no Brasil, entretanto, apenas a sua ausência não pode ser considerada o algoz exclusivo da degradação da edificação histórica nacional, porque mesmo que se tenha buscado “sanar” as patologias tecnicamente presentes, como o ataque por umidade, a execução destas ações, por vezes, não é realizada teórica e cientificamente de forma correta. Este artigo busca descrever as ações e/ou ausência de conservação preventiva que veem sendo realizadas ao longo de dez anos no Campus de Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe, implantado a partir do Sistema Reuni e Programa Monumenta do Governo Federal, no denominado “Quarteirão dos Trapiches”, em 2007/2008. O auge da autenticidade em risco provocada por estas ações acontece ironicamente às vésperas da comemoração dos dez anos de implantação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Arqueologia e Museologia em março de 2017, quando um dos arcos que compõe as alvenarias em pedra calcária, remanescentes de representação histórica e estética de maior significância dos antigos depósitos de açúcar do Nordeste brasileiro desmorona, após anos acusando falhas estruturais e sem nenhuma ação de conservação. Mais do que arguições provocativas as ações intervencionistas/preservacionistas que têm sido realizadas no Brasil em propostas de “requalificação/reabilitação” de antigas edificações históricas, o estudo de caso do Campus de Laranjeiras, o registro e crítica a estas ações ou sua ausência, a partir de metodologia comparativa entre as teorias da conservação e restauro; ações já praticadas em outros projetos semelhantes no Brasil e exterior, como o Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cachoeira, implantado na Fábrica de Charutos Leite Alves em 2006 e, da Universidade de Covilhã no norte de Portugal de 1986, versus as práticas intervencionistas/conservacionistas realizadas no Campus de Laranjeiras, produz a possibilidade de entender, diagnosticar e recomendar ações que sejam mais eficazes e respeitem premissas básicas da Carta de Restauro da Itália de 1972 art. 6, ou seja, que se proíba complementos analógicos, remoções ou demolições, alterações deturpadoras ou incongruentes, reconstruções, remoções de pátinas e alterações na ambiência histórica, assim como, se produza ações que respeitem o conhecimento a ser ofertado aos discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo de forma vivenciada. O foco expressivo do artigo é a falta de ações de conservação preventiva que acarretou a queda do arco e impossibilidade de reintegração em virtude de não haver sido tomada nenhuma providência técnica e ou teórica na época e até o momento, indicando que, outros arcos, paredes de pedra, colunas de pedra, do Campus de Laranjeiras, podem, a qualquer momento, ser incluídos na metáfora balizadora deste ensaio: Onde está o Arco? O gato comeu!
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Eder Donizeti da; NOGUEIRA, Adriana Dantas. ONDE ESTÁ O ARCO? O GATO COMEU!.. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/145991-ONDE-ESTA-O-ARCO-O-GATO-COMEU. Acesso em: 15/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes