O PAPEL DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA E SEUS DESAFIOS NO CUIDADO DE PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Publicado em 22/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0280-6

Título do Trabalho
O PAPEL DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA E SEUS DESAFIOS NO CUIDADO DE PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Autores
  • Jennifer Cristina Alves Moura
  • Luís Eduardo Almeida Honda
  • Elyine Samira Nunes Costa
  • Luan Alves Brito
  • Glenda Costa Soares
  • Thaiane Coelho dos Santos
Modalidade
Banner
Área temática
EIXO 2 - ATENÇÃO NAS LINHAS DE CUIDADO
Data de Publicação
22/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiimostracientifica/758865-o-papel-da-atencao-farmaceutica-e-seus-desafios-no-cuidado-de-pacientes-com-doencas-cronicas-no-sistema-unico-de-
ISBN
978-65-272-0280-6
Palavras-Chave
Atenção Farmacêutica, Cuidado Farmacêutico, Doenças Crônicas, Sistema Único de Saúde.
Resumo
Introdução: A atenção farmacêutica envolve um conjunto de condutas e habilidades necessárias para o cuidado clínico dos pacientes portadores de doenças crônicas, inseridos na atenção básica, visando a promoção e recuperação da saúde de forma integrada à equipe de saúde. Todavia, essa relação perpassa por desafios que vão desde uma infraestrutura precária, o acervo limitado de fármacos devido a má gestão governamental, o despreparo do profissional farmacêutico e, a má adesão da equipe multidisciplinar. Objetivo Geral: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a atenção farmacêutica e seus desafios no cuidado a pacientes com doenças crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS). Metodologia: Para isso, foram analisados os artigos de autores das bases de dados como PUBMED, LILACS e SCIELO, realizando-se uma pesquisa bibliográfica com protocolo de revisão de literatura integrativa, empregando-se a abordagem qualitativa e selecionando um objetivo exploratório-descritivo. Resultados: Os resultados demonstraram que, a implementação da prestação de serviços de atenção farmacêutica clínica no SUS beneficiou os pacientes portadores de diabetes mellitus, hipertensão arterial e dislipidemias de diversas formas, tais como: induziu a promoção da independência dos usuários, reduziu as complicações advindas das doenças crônicas, diminuiu a automedicação e o surgimento de Problemas Relacionados a Medicamentos (PRMs) bem como controlou a sobrecarga em outros setores públicos de saúde. Considerações Finais: Cabe ao profissional farmacêutico, dentro da atenção básica, transcender os serviços de dispensação e incluir uma abordagem de orientação para os pacientes, focando nos indivíduos com doenças crônicas, explicitando acerca da importância da farmacoterapia para recuperação da saúde e do bem-estar.
Título do Evento
I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e a III Mostra Científica da SES-MA
Cidade do Evento
São Luís
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e III Mostra Científica SES-MA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOURA, Jennifer Cristina Alves et al.. O PAPEL DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA E SEUS DESAFIOS NO CUIDADO DE PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS).. In: Anais do I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e III Mostra Científica SES-MA. Anais...São Luís(MA) SES-MA / ESPMA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIImostracientifica/758865-O-PAPEL-DA-ATENCAO-FARMACEUTICA-E-SEUS-DESAFIOS-NO-CUIDADO-DE-PACIENTES-COM-DOENCAS-CRONICAS-NO-SISTEMA-UNICO-DE-. Acesso em: 10/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes