INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROCESSOS DE TERMINALIDADE DE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM CUIDADOS PALIATIVOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 22/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0280-6

Título do Trabalho
INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROCESSOS DE TERMINALIDADE DE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM CUIDADOS PALIATIVOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • BRUNA BARBOSA ARAUJO
  • Clara Juliana Dos Santos Reis
  • Gabryella Nunes Coelho
  • Ingrid Arieli Batista Martins
  • Sarahwendy Costa de Sousa
Modalidade
Banner
Área temática
EIXO 2 - ATENÇÃO NAS LINHAS DE CUIDADO
Data de Publicação
22/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiimostracientifica/758358-intervencao-do-assistente-social-nos-processos-de-terminalidade-de-pacientes-oncologicos-em-cuidados-paliativos--
ISBN
978-65-272-0280-6
Palavras-Chave
Serviço Social; Terminalidade; Cuidados Paliativos;
Resumo
Contextualização: A atuação do assistente social na equipe de Cuidados Paliativos é pautada por uma abordagem voltada para a dignidade humana. Os Cuidados Paliativos, portanto, exigem uma intervenção que garanta a melhoria da qualidade de vida dos sujeitos e de seus familiares, promovendo a prevenção e o alívio do sofrimento, tornando possível a morte e o morrer com dignidade. Desse modo, a intervenção do assistente social nos processos de terminalidade de vida exige uma abordagem profissional articulada, mediadora e multiprofissional, possibilitando a análise dos aspectos socioculturais e sobre a totalidade a qual se encontra esses pacientes, ultrapassando as barreiras das unidades de saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva a partir da vivência profissional na Clínica de Cuidados Paliativos em um Hospital Oncológico do Maranhão, no período de janeiro a julho de 2023. Objetivo: Discutir a intervenção do Assistente Social nos processos de terminalidade de pacientes oncológicos em cuidados paliativos. Resultados: A atuação do assistente social nos cuidados paliativos engloba o acolhimento, acompanhamento social, encaminhamentos institucionais, bem como a realização de desejos do paciente, como oficialização de situações conjugais – casamentos e união estável – contato com familiares distantes, ou na mediação e resolução conflitos, nas relações de abandono, ou até mesmo na antecipação de problemáticas que talvez impactem no processo pós-morte , como por exemplo pendências documentais. Acompanhamento e suporte no óbito, sobretudo em caso de hipossuficiência social, visando assegurar o direito ao auxílio-funeral e, se necessário, translado. Análise crítica: A intervenção do assistente social nos cuidados paliativos volta-se para o acolhimento e orientações à pacientes e seus familiares, bem como a questões socioeconômicas e institucionais, além do fortalecimento de vínculos, garantindo, assim, a efetivação de direitos e prerrogativas legais.
Título do Evento
I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e a III Mostra Científica da SES-MA
Cidade do Evento
São Luís
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e III Mostra Científica SES-MA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARAUJO, BRUNA BARBOSA et al.. INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROCESSOS DE TERMINALIDADE DE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM CUIDADOS PALIATIVOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: Anais do I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e III Mostra Científica SES-MA. Anais...São Luís(MA) SES-MA / ESPMA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIImostracientifica/758358-INTERVENCAO-DO-ASSISTENTE-SOCIAL-NOS-PROCESSOS-DE-TERMINALIDADE-DE-PACIENTES-ONCOLOGICOS-EM-CUIDADOS-PALIATIVOS--. Acesso em: 22/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes