IMPACTO DA RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR EXTRACORPÓREA À SOBREVIDA DOS PACIENTES COM PARADA CARDÍACA REFRATÁRIA: REVISÃO SISTEMÁTICA.

Publicado em 21/09/2022 - ISBN: 978-65-5941-810-7

Título do Trabalho
IMPACTO DA RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR EXTRACORPÓREA À SOBREVIDA DOS PACIENTES COM PARADA CARDÍACA REFRATÁRIA: REVISÃO SISTEMÁTICA.
Autores
  • Rayane Barbosa do Amaral
  • Ana Beatriz Leite Amando
  • Luany Gomes Ferreira Dos Santos
Modalidade
Resumo
Área temática
Assistência em urgência e emergência e UTI
Data de Publicação
21/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiijornada2022/523364-impacto-da-ressuscitacao-cardiopulmonar-extracorporea-a-sobrevida-dos-pacientes-com-parada-cardiaca-refrataria--r
ISBN
978-65-5941-810-7
Palavras-Chave
Emergência. Oxigenação. Suporte
Resumo
Introdução: No que concerne à parada cardíaca refratária, tem-se que não existe um consenso acerca da sua classificação, sendo estabelecida com base na ausência de retorno da circulação espontânea após, em média, quinze minutos do início da técnica de ressuscitação cardiopulmonar. Mediante a parada cardíaca irresponsiva ao tratamento, estudos trazem a possibilidade de aplicação do dispositivo nomeado de Oxigenação por Membrana Extracorpórea Veno-Arterial como um meio de estabelecer a ressuscitação cardiopulmonar extracorpórea (RCPE), já que permite a perfusão sistêmica adequada. Ademais, destaca-se a relevância da sua execução com base na imprescindibilidade acerca da agregação de evidências científicas relativas à RCPE, esclarecendo a sua utilização em situações emergenciais. Objetivo: Realizar a identificação e seleção de estudos primários relevantes acerca do emprego da RCPE e o seu impacto à sobrevida dos pacientes com Parada Cardíaca Refratária, com a finalidade de esclarecer os possíveis benefícios e malefícios no que tange ao prolongamento e qualidade de vida desses pacientes. Metodologia: Foi executada uma pesquisa nas principais bases de dados científicas, sendo selecionados quatro artigos direcionados à composição do presente estudo. Para a avaliação da qualidade dostrabalhos elegidos, utilizou-se da ferramenta Risk of Bias (RoB 2.0). Desse modo, três revisores cegos e independentes aliaram-se às orientações do Ministério da Saúde e do Protocolo PRISMA para seleção e extração de dados. Resultados: Dos quatro artigos, dois são estudos de caráter intervencionista, prospectivo,multicêntrico e randomizado, os quais comparam a eficácia da RCPE em relação ao Advanced Cardiac Life Support (ACLS) para o tratamento da parada cardíaca refratária. Os outros trabalhos se caracterizam como protocolos clínicos de centro único que mensuram sua viabilidade para a terapia de pacientes com esse tipo de disfunção cardíaca. Em consonância, todos apresentam o mesmo desfecho primário: sobrevida à alta hospitalar com resultado neurológico favorável. Conclusão: O emprego do método referente ao suporte de vida extracorpóreo viabilizado pela implementação do equipamento de oxigenação por membrana extracorpórea veno-arterial ainda encontra-se em fase experimental, visto que faz-se necessário o esclarecimento acerca da sua instituição e consequente eficácia por se tratar de um procedimento invasivo e de alto risco. Outrossim, salienta-se que os resultados expressos, assim como as hipóteses levantadas pelos estudos publicados evidenciam potencial benefício à sobrevida com funcionamento neurológico favorável.
Título do Evento
III Jornada Nacional de Urgência e Emergência LAUEC
Título dos Anais do Evento
Anais da III Jornada Nacional de urgência e emergência LAUEC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AMARAL, Rayane Barbosa do; AMANDO, Ana Beatriz Leite; SANTOS, Luany Gomes Ferreira Dos. IMPACTO DA RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR EXTRACORPÓREA À SOBREVIDA DOS PACIENTES COM PARADA CARDÍACA REFRATÁRIA: REVISÃO SISTEMÁTICA... In: Anais da III Jornada Nacional de urgência e emergência LAUEC. Anais...Manaus(AM) Evento Online, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIIJORNADA2022/523364-IMPACTO-DA-RESSUSCITACAO-CARDIOPULMONAR-EXTRACORPOREA-A-SOBREVIDA-DOS-PACIENTES-COM-PARADA-CARDIACA-REFRATARIA--R. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes