ÚLCERA PÉPTICA PERFURADA ASSOCIADA AO USO DE ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO-ESTEROIDAIS (AINES)

Publicado em 21/09/2022 - ISBN: 978-65-5941-810-7

Título do Trabalho
ÚLCERA PÉPTICA PERFURADA ASSOCIADA AO USO DE ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO-ESTEROIDAIS (AINES)
Autores
  • Christian José Ferreira Silva
  • Aimê de Paula Santos
  • Carla Bianca Alves Leite Santos
  • eduarda santos de melo
  • catarina de souza soares
Modalidade
Resumo
Área temática
Emergências Cirúrgicas
Data de Publicação
21/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiijornada2022/517567-ulcera-peptica-perfurada-associada-ao-uso-de-anti-inflamatorios-nao-esteroidais-(aines)
ISBN
978-65-5941-810-7
Palavras-Chave
Emergência, Perfuração Gastrointestinal, Medicamentos.
Resumo
INTRODUÇÃO: Os AINEs são amplamente utilizados na prática médica para o manejo das dores aguda e crônica decorrentes de inflamação. A associação entre o abuso desses medicamentos e o desenvolvimento de Úlcera Péptica Perfurada (UPP) é estudada em conjunto aos fatores de risco para o desenvolvimento da complicação. O estudo compreende um total de 60 pacientes operados para UPP, dos quais 75% possuíam histórico relevante de uso de anti-inflamatórios não esteroidais. A UPP possui tratamento emergencial e cirúrgico, sendo acompanhada de dor súbita, intensa e constante. Com esse viés, a relação entre o maior risco de eventos gastrointestinais e a utilização desses medicamentos mostra-se relevante à medida que há maior uso em escala global e ingestão indiscriminada de doses acima das prescrições médicas. OBJETIVO: Avaliar a influência de anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs) na incidência de úlcera péptica perfurada (UPP) entre os anos de 2017 e 2022. METODOLOGIA: Foram selecionadas publicações no banco de dados PubMed, utilizando-se os termos: úlcera péptica perfurada (UPP) anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs) e seus respectivos termos em inglês, non-steroidal anti-inflammatory drugs (NSAIDs) e perforated peptic ulcer disease (PPUD). A partir disso, foram selecionadas as publicações que possuíam os textos completos disponíveis gratuitamente e foram publicadas nos últimos 5 anos. RESULTADOS: Considerando o total de 60 pacientes operados para UPP durante o estudo, 75% desses apresentavam histórico relevante de uso dos AINEs, dentre os quais 20% possuíam prescrição médica. Nenhum dos pacientes estava sob profilaxia de úlcera, inclusive aqueles com uso prolongado e com sintomas dispépticos prévios. 11% utilizavam a dose recomendada de AINEs, portanto, os pacientes do estudo demonstraram uso irracional desses fármacos. 93,3% tiveram perfuração gástrica, enquanto 3 desenvolveram perfuração duodenal. Sob essa ótica, foi encontrada associação significante entre o uso de AINEs e perfuração gastrointestinal, cujo manejo de medicamentos em dose e duração adequados foram independentemente relacionados à mortalidade. CONCLUSÃO: Devido à alta prevalência do uso de AINEs entre os pacientes com UPP, conclui-se que é de extrema relevância perceber que ambas estão associadas de forma significativa. Cabe ao médico, por conseguinte, procurar parcimônia na prescrição desses medicamentos bem como o uso racional desses para prevenir a UPP.
Título do Evento
III Jornada Nacional de Urgência e Emergência LAUEC
Título dos Anais do Evento
Anais da III Jornada Nacional de urgência e emergência LAUEC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Christian José Ferreira et al.. ÚLCERA PÉPTICA PERFURADA ASSOCIADA AO USO DE ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO-ESTEROIDAIS (AINES).. In: Anais da III Jornada Nacional de urgência e emergência LAUEC. Anais...Manaus(AM) Evento Online, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIIJORNADA2022/517567-ULCERA-PEPTICA-PERFURADA-ASSOCIADA-AO-USO-DE-ANTI-INFLAMATORIOS-NAO-ESTEROIDAIS-(AINES). Acesso em: 13/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes