Título do Trabalho
AS ESCOLAS CAMPESINAS DO FECHAMENTO A NUCLEAÇÃO
Autores
  • MARIA ADRIANA DE SOUZA SILVA SANTOS
Modalidade
Comunicação Oral (Resumo Simples)
Área temática
ET 04 – Educação Popular, EJAI e Movimentos Sociais
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiiconedupe2022/592543-as-escolas-campesinas-do-fechamento-a-nucleacao
ISBN
978-65-272-0260-8
Palavras-Chave
palavras-chave: Educação do campo; Nucleação; Fechamento de Escolas
Resumo
O artigo faz parte de uma pesquisa em andamento e tem como objetivo pesquisar as escolas campesinas acerca do seu fechamento até a etapa de nucleação, as escolas do campo destinadas para alunos/as de comunidades campesinas, ribeirinhos, extrativistas, quilombolas dentre outros, vem apresentando dificuldades para sua fixação e permanência no campo, seja por diversas dificuldades e especificidades encontradas no ciclo educacional, é a partir desse contexto que as secretarias de educação relatam as mesmo que de forma singular as dificuldades existentes nas escolas do campo e intencionalmente sugerem que seja extinta a escola de origem e os alunos/as passem a estudar em uma outra escola, expõem um meio de solução o processo de nucleação, é através do processo de nucleação que são usados várias políticas públicas educacionais que serve de apoio para a transferência desse aluno/a dentre elas o transporte escolar, uma das garantias para que sejam feita a transferência de deslocamento para a escola denominada nucleada, a escola núcleo , visa acolher e garantir as condições mínima de apoio para esses alunos/as advindo de localidades diversas, as escolas que passam por esse processo de nucleação visa concentrar os alunos/as das escolas extintas do campo para uma escola núcleo sede, pode ser no meio rural mais próximo de sua residência ou não, toda organização e logística parte da estrutura a ser apresentada como condições mínimas para os estudantes. Neste sentido, na perspectiva de compreender quais são os desafios dos alunos/as para lidar com extinção da escola do campo e como se dá o processo de nucleação, bem como, são os trâmites para a execução da lei n° 12.690/14 a qual atribui algumas normativas para que seja consolidado o fechamento das escolas do campo, desde sua criação o intuito da lei é garantir a comunidade a permanência da escola na comunidade, fazendo com que os órgãos reguladores adotem medidas cabíveis antes adotar efetivamente o fechamento das escolas campesinas. A lei foi criada o ano 2014, estabelece critérios para que visam documentar e regulamentar ações voltadas para o fechamento das escolas do campo, porém atribui a ela ações que permeiam várias etapas legais para que sua execução seja concretizada. Neste sentido, a pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, visa em sua estrutura descrever as ações organizacionais do fechamento até o sistema de nucleação, os aspectos identitários próprios dos alunos/as advindos das escolas do campo, ações voltadas para esse fechamento acarreta a descaracterização dos/as alunos/as residentes no campo, deixando de lado a identidade dos povos campesinos.
Título do Evento
III Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco (III ConedUPE) - Educação Transformadora: diálogos de processos formativos em ensino presencial e virtual
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, MARIA ADRIANA DE SOUZA SILVA. AS ESCOLAS CAMPESINAS DO FECHAMENTO A NUCLEAÇÃO.. In: Anais do Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco (III ConedUPE) - Educação Transformadora: diálogos de processos formativos em ensino presencial e virtual. Anais...Nazaré da Mata(PE) UPE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iiiconedupe2022/592543-AS-ESCOLAS-CAMPESINAS-DO-FECHAMENTO-A-NUCLEACAO. Acesso em: 27/06/2025

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