ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0260-8

Título do Trabalho
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
Autores
  • ROSEMARY ALVES DE MELO
Modalidade
Comunicação Oral (Resumo Simples)
Área temática
ET 03 – Educação Infantil
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiiconedupe2022/588853-alfabetizacao-e-letramento-visual-na-educacao-infantil--atividades-remotas-em-tempos-de-pandemia-da-covid-19
ISBN
978-65-272-0260-8
Palavras-Chave
alfabetização visual; letramento; Educação infantil; pandemia; atividade remota.
Resumo
Os pesquisadores da Educação Infantil reconhecem um fraco resultado das escolas públicas brasileiras nos índices de avaliações das habilidades de leitura (visual e textual), interpretação e redação, das crianças e jovens, divulgados recorrentemente. Relevantes estudos e pesquisas apontaram que a competente aquisição dessas habilidades deve acontecer, prioritariamente, na primeira fase das infâncias e em espaços educacionais que atendem às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, ou mais. A pesquisa, ora em andamento, investiga as mudanças nos processos de alfabetização e letramento visual, que foram implantadas no início do ano 2020, após ter sido decretado o isolamento social pela Organização Mundial da Saúde – OMS. O isolamento foi uma das medidas sanitárias destinadas à contenção da grave pandemia de Covid-19, que causou muitas mortes e casos graves da doença, em populações de todos os continentes do mundo. Tal medida resultou no fechamento de grande parte dos setores/organizações públicas e privadas, das quais destacamos as Universidades, escolas e instituições de Educação Infantil brasileiras. Com efeito, nesse contexto trágico e de forma inédita, todas as atividades educacionais presenciais foram substituídas por atividades remotas, apresentadas às crianças pequenas por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), ligadas às diversas redes pela internet. A presente investigação questiona se as atividades remotas, realizadas nas situações em que as crianças entram em contato com as imagens e vídeos digitalizados, podem proporcionar maiores possibilidades de uma competente alfabetização e letramento visual, do que as atividades presenciais que eram realizadas antes da pandemia. A metodologia adotada baseou-se nas concepções da pesquisa qualitativa e utilizou a análise documental para desvendar as propostas curriculares oficiais; os documentos que regulamentaram as atividades de educação, durante a pandemia; as informações divulgadas pelos governos federal e estaduais, bem como pelos veículos de comunicação, on-line. Também tomamos como base os conceitos e argumentos sobre alfabetização e letramento de Magda Soares (1998; 2016), e sobre alfabetização visual de Ana Mae Barbosa (1999; 2021). Percebemos que houve algumas mudanças positivas nos processos objetos da investigação, como a participação mais ativa das crianças nas diversas redes sociais, nas quais aparecem sozinhas ou em companhia de familiares, especialmente em situações reveladoras de maior facilidade das escritas, das leituras de imagens e textos que circulam nos ambientes virtuais. A reabertura das instituições educacionais brasileiras só foi possível após a vacinação de grande parte da população, mas ainda convivemos com o vírus em diversos países, e não foi decretado o final da pandemia.
Título do Evento
III Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco (III ConedUPE) - Educação Transformadora: diálogos de processos formativos em ensino presencial e virtual
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MELO, ROSEMARY ALVES DE. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19.. In: Anais do Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco (III ConedUPE) - Educação Transformadora: diálogos de processos formativos em ensino presencial e virtual. Anais...Nazaré da Mata(PE) UPE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iiiconedupe2022/588853-ALFABETIZACAO-E-LETRAMENTO-VISUAL-NA-EDUCACAO-INFANTIL--ATIVIDADES-REMOTAS-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA-DA-COVID-19. Acesso em: 15/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes