Título do Trabalho
REFORMAS EDUCACIONAIS NA PRIMEIRA REPÚBLICA
Autores
  • Thamyris Vitória da Silva Soares
Modalidade
Comunicação Oral (Resumo Simples)
Área temática
ET 08 – História da Educação, Ensino de História, educação patrimonial e memórias
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiiconedupe2022/588661-reformas-educacionais-na-primeira-republica
ISBN
978-65-272-0260-8
Palavras-Chave
Reformas, Sistema educacional, Práticas pedagógicas, Modificações.
Resumo
Thamyris Vitória da Silva Soares Virgínia Rufino de Albuquerque Mileni Fernanda Miranda da Silva Orientadora: Professora Dr.ª Adlene Arantes Silva O presente texto aborda sobre a reforma da instrução pública, um movimento que se sucedeu na década de 1920, em um cenário de mudanças, como a transição de um Brasil monárquico para republicano, este período foi marcado por alterações importantes principalmente para o sistema educacional e por grandes alterações perante o período de desenvolvimento das indústrias, reestruturação da força de trabalho e pela semana da arte moderna. Neste novo modelo de escola o ensino foi visado por abundantes reformas, percebia- se como as crianças eram instruídas, utilizando um modo de aprender centralizado na visibilidade e moralidade nas práticas pedagógicas, tendendo o processo de vigilância e orientação. As principais reformas foram a de Leôncio de Carvalho, Benjamin Constant, Epitácio Pessoa, Rivadávia Correa, Carlos Maximiliano e Rocha Vaz, essas reformas por sua vez tinham em comum a importância da liberdade de ensino e o rompimento de um modelo educacional colonizado. Ganhou grande destaque a reforma Paulista por ter se expandido pelo país e se baseado na criação de grupos escolares organizados em série e por faixa etária. Tornou-se necessário formar mais professores, pois a intenção do governo Paulista era abrir quatro novas escolas normais, mas só a da capital saiu do papel no início da república, por isso foi criada uma solução rápida, mas de qualidade inferior que eram as escolas complementares, foi preciso estruturar a administração da educação e formular diretrizes e normas para que essa proposta partisse de uma ideia para concretização. O objetivo central é trazer ao conhecimento das pessoas, o que vieram a ser às reformas educacionais na primeira república, e o papel de grande importância que tiveram na transformação do sistema educativo para o novo modelo adotado após as modificações, com alguns desses métodos que se estendem até o modelo educacional atual. O aspecto metodológico, deste resumo se caracteriza por ser uma pesquisa de natureza bibliográfica, na qual buscamos nos orientar e examinar o surgimento, preceito e mudanças que trouxeram essas reformas educacionais e o quanto impactou a sociedade estas modificações no ensino. Tendo isso em vista, a pesquisa que decorre de maneira qualitativa trás como resultados narrativos e ideais sobre as reformas da instrução pública. Sinalizando uma direção do método de ensino intuitivo e evoluindo para tais reformas aqui citadas, esse movimento reformista mostra variáveis mudanças na educação brasileira e a substituição de um modelo político por um modelo pedagógico. Como guia de conclusão desse trabalho, destacamos que as reformas foram de grande transcendência para que o modelo de sistema pedagógico pudesse se tornar o que é atualmente. Graduanda em Pedagogia, Universidade De Pernambuco, thamyris.vssoares@upe.br Graduanda em Pedagogia, Universidade De Pernambuco, virgínia.albuquerque@upe.br Graduanda em Pedagogia, Universidade De Pernambuco, mileni.silva@upe.br Orientadora, Professora Doutora do curso de Pedagogia, Universidade De Pernambuco, adlene.arantes@upe.br
Título do Evento
III Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco (III ConedUPE) - Educação Transformadora: diálogos de processos formativos em ensino presencial e virtual
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOARES, Thamyris Vitória da Silva. REFORMAS EDUCACIONAIS NA PRIMEIRA REPÚBLICA.. In: Anais do Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco (III ConedUPE) - Educação Transformadora: diálogos de processos formativos em ensino presencial e virtual. Anais...Nazaré da Mata(PE) UPE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iiiconedupe2022/588661-REFORMAS-EDUCACIONAIS-NA-PRIMEIRA-REPUBLICA. Acesso em: 06/05/2025

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