GENEQUIZ: TABULEIRO PARA REVISÃO DOS CONTEÚDOS DE GENÉTICA PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0260-8

Título do Trabalho
GENEQUIZ: TABULEIRO PARA REVISÃO DOS CONTEÚDOS DE GENÉTICA PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Mislânia Danúbia da Silva Ferreira
  • Gabriela Severina Dos Santos
  • Lizandra Ferraz da Silva
  • Maria Gislaine Pereira
Modalidade
Comunicação Oral (Resumo Simples)
Área temática
ET 07 – Ensino de Ciências, Geografia e Educação Ambiental
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiiconedupe2022/582998-genequiz--tabuleiro-para-revisao-dos-conteudos-de-genetica-para-alunos-do-3-ano-do-ensino-medio
ISBN
978-65-272-0260-8
Palavras-Chave
Enem, Recurso didático, Ensino e Aprendizagem, Genética.
Resumo
Genética é uma das principais disciplinas no Ensino Médio e também considerada uma das mais complexas e abstratas pelos estudantes. Temas como Heredogramas, Cariótipos, DNA, Engenharia genética e Mutações, além de serem de difícil compreensão, estão entre os mais cobrados no ENEM e vestibulares. Sendo assim, é preciso rever as metodologias aplicadas em sala de aula, de forma que melhore a assimilação de conteúdos complexos. Neste viés, os jogos didáticos atuam como coadjuvantes no processo de ensino e aprendizagem, facilitando o entendimento de temas subjetivos. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a proposta de um jogo de tabuleiro para revisão de conteúdos de Genética em turmas do 3º ano do ensino médio. Para a construção do jogo foi utilizado materiais de fácil acesso e de baixo custo. Os materiais necessários são um tabuleiro de mesa com 50 casas, quatro cones de cores diferentes, um dado médio para o sorteio, 50 cartas com perguntas e dez cartas coringas. O funcionamento é com base na dinâmica de cada turma, porém o mais recomendado é dividir a turma em 4 equipes e cada equipe escolherá um representante para jogar, fazendo o rodízio para que todos os integrantes de cada equipe possam responder alguma pergunta. Partindo de um sorteio de qual será a equipe que irá iniciar a jogada com as perguntas, o professor vai dar a possibilidade de responder ou repassar à pergunta. Se a equipe acertar vai avançar nas casas do tabuleiro de acordo com a jogada do dado. Caso erre, permanece na posição em que se encontra. Se por acaso esteja em uma casa coringa, a equipe pode ser prejudicada ou beneficiada. E caso, nenhuma equipe acerte, o professor será o responsável por explicar o conteúdo da determinada pergunta. Ao final do jogo, o professor poderá identificar quais foram os pontos do assunto que necessitam de uma melhor fixação, podendo retornar à explicação, de uma forma mais clara, se porventura alguns pontos não tenham sido bem compreendidos. Dessa forma, o jogo didático se mostra eficaz para auxiliar os discentes em rápidas revisões de conteúdos complexos, facilitando o entendimento e motivando o instinto indagador, o que contribui para uma aprendizagem significativa. Além disso, promove o respeito pelas regras, o trabalho em equipe, atrai a atenção do aluno e o sensibiliza para a construção do seu conhecimento. Um aspecto a ser destacado em relação ao jogo é que este recurso pode ser produzido com materiais de fácil acesso e de baixo custo, sendo possível a confecção pelos professores de escolas públicas. Diante do exposto, o jogo possibilita uma abordagem lúdica e eficiente do conteúdo e esta proposta pode servir para a realização de uma revisão geral de qualquer tema em Genética.
Título do Evento
III Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco (III ConedUPE) - Educação Transformadora: diálogos de processos formativos em ensino presencial e virtual
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Mislânia Danúbia da Silva et al.. GENEQUIZ: TABULEIRO PARA REVISÃO DOS CONTEÚDOS DE GENÉTICA PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO.. In: Anais do Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco (III ConedUPE) - Educação Transformadora: diálogos de processos formativos em ensino presencial e virtual. Anais...Nazaré da Mata(PE) UPE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iiiconedupe2022/582998-GENEQUIZ--TABULEIRO-PARA-REVISAO-DOS-CONTEUDOS-DE-GENETICA-PARA-ALUNOS-DO-3-ANO-DO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 25/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes