O TERRITÓRIO COMO FATOR DE RISCO OU PROTEÇÃO

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2594-5149

Título do Trabalho
O TERRITÓRIO COMO FATOR DE RISCO OU PROTEÇÃO
Autores
  • Ana Carolina Borges Barbosa
  • Karool Malikouski de Amorim
Modalidade
Resumo
Área temática
2. Infância-fronteiras: Este eixo abrange as políticas públicas para a infância, a promoção de direitos, a produção cultural voltada para crianças, as relações entre infância, mídia e tecnologias. Pretende-se delinear um diálogo entre o que as crianças pensam, consideram e como apreendem um mundo tão marcado pela diversidade humana, problematizando-o em correlação às atuações políticas e institucionais.
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiicei/419507-o-territorio-como-fator-de-risco-ou-protecao
ISSN
2594-5149
Palavras-Chave
Território, Risco, Proteção, Infantojuvenil
Resumo
Este artigo é fruto derivado do projeto de pesquisa coordenado pela Professora Ana Paula Caiado, denominado: Um Estado da Arte sobre a produção brasileira nos primeiros trinta anos da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e tem como objetivo discutir os conceitos de risco psicossocial e territorialidade na perspectiva da promoção e proteção de crianças e adolescentes, em interlocução com o campo da saúde mental. O desenvolvimento humano, como campo de estudo das mudanças e estabilidades ocorridas no ciclo de vida, é um evento contínuo e permanente na vida de todos os sujeitos, nesse contexto, é constantemente influenciado pelos fatores de risco e proteção. Os fatores de risco podem ser entendidos como comportamentos que possuem probabilidade de comprometer a saúde, o bem-estar ou o desempenho social dos indivíduos. Em contrapartida, os fatores de proteção podem ser classificados como as variáveis que modificam ou alteram as reações pessoais em face de algum risco ambiental que precede uma consequência que não compõem o escopo adaptativo do indivíduo. Por sua vez, o território pode ser entendido como o lugar da residência, onde a vida é manifestada e exercida com suas histórias, ações, anseios, forças e fraquezas, que, para além do contexto local, também sofre as influências de um contexto maior, englobando a conjuntura nacional e internacional (SANTOS, 1999). O território é onde as redes de relações são estabelecidas, sendo produto e produtor das relações humanas, da política, da cultura, dos signos e dos símbolos (SANTOS, 2002). E é no território, também, que inserem-se os fatores protetivos e de riscos para o pleno desenvolvimento. Considerando as múltiplas formas de se constituir a infância e a adolescência, infere-se que estes sujeitos devam ser investigados de acordo com seu contexto local específico, a fim de criar e executar ações que, de fato, estimulem a criança e o adolescente a compreenderem a importância de construir e compartilhar relações humanas, se sentir pertencente ao lugar em que está inserida, respeitar a natureza e o outro, bem como a construção de uma postura cidadã que tem consciência de seus direitos e deveres (BERBAT, BARROS, SILVA, 2015). Assim, o território em que a criança e o adolescente estão inseridos pode ou não contribuir para a construção de fatores de proteção e de risco à saúde mental, levando em conta a intervenção do Estado nesse ambiente e a atuação da sociedade geral, com o fim de construir um local favorável ao pleno desenvolvimento.
Título do Evento
III Congresso de Estudos da Infância: Movimentos, Limiares e Fronteiras
Título dos Anais do Evento
Anais do congresso de estudos da infância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBOSA, Ana Carolina Borges; AMORIM, Karool Malikouski de. O TERRITÓRIO COMO FATOR DE RISCO OU PROTEÇÃO.. In: Anais do congresso de estudos da infância. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UERJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIICEI/419507-O-TERRITORIO-COMO-FATOR-DE-RISCO-OU-PROTECAO. Acesso em: 08/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes