SUPER-HERÓIS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2594-5149

Título do Trabalho
SUPER-HERÓIS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Autores
  • Regiane Sbroion de Carvalho
  • Mônica Gabrielly Teixeira de Barros Boanafina
Modalidade
Resumo
Área temática
3. Infância-deslocamentos-limiares: A originalidade temática e metodológica dos estudos da infância permite a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade a partir de campos do conhecimento que constituem os estudos da infância. Refletir sobre os conceitos, compreender e articular teorias, problematizar e constituir formas de pesquisa, são questões a serem tratadas neste eixo.
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiicei/417796-super-herois-e-a-educacao-infantil--uma-revisao-sistematica-de-literatura
ISSN
2594-5149
Palavras-Chave
Super-heróis, Educação Infantil, Revisão Sistemática de Literatura
Resumo
As reflexões e motivações para esse trabalho se iniciam, em uma Revisão Sistemática de Literatura, que teve como objetivo compreender se, e como, os professores têm utilizado super-heróis, especificamente Marvel e DC, em suas práticas pedagógicas em sala de aula. Foram realizadas buscas no Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Periódicos CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDBTD), Redalyc Scientific Information System e Education Resources Information Center (ERIC) entre abril e junho de 2021, utilizando termos que se referiam a práticas pedagógicas, heróis e aos veículos de divulgação. Foram selecionados oito textos - três no Ensino Superior, e cinco no Ensino Médio. Diante das análises, concluímos que a utilização de super-heróis, que fazem parte do cotidiano das crianças e adolescentes, em práticas pedagógicas propostas pelos professores representa uma oportunidade para a aprendizagem significativa (MOREIRA, 2012; 2017). A não ocorrência de trabalhos referentes à utilização de heróis especificamente na Educação Infantil nos instigou, pois estes estão presentes no cotidiano das crianças em suas brincadeiras, mochilas, materiais escolares. Diante deste cenário, realizamos uma nova Revisão de Literatura com o objetivo de investigar se, e como, os super-heróis são utilizados na Educação Infantil. Recorremos ao Scielo, Periódicos CAPES, BDBTD e ERIC, utilizando as combinações dos termos: “Educação Infantil” AND Super-herói”; “Super-heróis”; “Herói”; “Heróis” e, em inglês: “Early Childhood Education” AND “Superhero”; “Superheroes”; “Hero”; “Heroes”. Como critério de inclusão recorremos a trabalhos que relatassem práticas realizadas na Educação Infantil utilizando como objeto os heróis. Obtivemos como resultado um artigo, publicado em 2018, com o objetivo de relatar propostas pedagógicas ocorrida em um estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Pedagogia realizadas com crianças de três e quatro anos em uma escola de Educação Infantil . As autoras afirmam que a proposta surge pelo interesse das crianças nos personagens e teve como objetivo “tornar as aprendizagens lúdicas e prazerosas” (SANTOS e MOURA, 2018). O artigo descreve um projeto que foi dividido em três eixos, totalizando sete atividades, e que abarcou conteúdos de leitura e escrita, de identificação entre as crianças e os personagens e de alimentação. Assim como nos outros segmentos de ensino, ao abordar a temática dos heróis na educação infantil, as autoras destacam como ponto positivo a aprendizagem significativa, lúdica e prazerosaa. Concluímos que trata-se de um campo ainda pouco retratado na literatura, mas com grande potencial de realização de projetos e atividades que envolvam os alunos, seus interesses e saberes promovendo aprendizagens contextualizadas e significativas.
Título do Evento
III Congresso de Estudos da Infância: Movimentos, Limiares e Fronteiras
Título dos Anais do Evento
Anais do congresso de estudos da infância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Regiane Sbroion de; BOANAFINA, Mônica Gabrielly Teixeira de Barros. SUPER-HERÓIS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA.. In: Anais do congresso de estudos da infância. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UERJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIICEI/417796-SUPER-HEROIS-E-A-EDUCACAO-INFANTIL--UMA-REVISAO-SISTEMATICA-DE-LITERATURA. Acesso em: 27/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes