POR UMA EDUCAÇÃO DIALÓGICA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS COM PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2594-5149

Título do Trabalho
POR UMA EDUCAÇÃO DIALÓGICA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS COM PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores
  • Carolina Maria de Sales
Modalidade
Resumo
Área temática
3. Infância-deslocamentos-limiares: A originalidade temática e metodológica dos estudos da infância permite a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade a partir de campos do conhecimento que constituem os estudos da infância. Refletir sobre os conceitos, compreender e articular teorias, problematizar e constituir formas de pesquisa, são questões a serem tratadas neste eixo.
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiicei/417705-por-uma-educacao-dialogica-na-primeira-infancia--experiencias-com-paulo-freire-na-educacao-infantil
ISSN
2594-5149
Palavras-Chave
Educação Infantil; Escuta; Paulo Freire;
Resumo
Este trabalho parte do desejo em compartilhar experiências de uma prática dialógica desde a primeira infância, inspirada nas próprias crianças e nos conceitos pensados e vividos por Paulo Freire. Sou professora na rede municipal do Rio de Janeiro desde 2014. Antes atuei na rede privada. Sempre acreditei na educação como um meio de explorar o mundo, ampliando o conhecimento que construímos a partir do que vivemos antes e durante o período escolar. Em 2015, passei por um período difícil do meu trabalho em que me desconstruí diante de tantas dificuldades, falta de escuta e apoio na unidade em que atuava. Foram meses de trabalho em que muitas vezes me perdi no cumprimento de tarefas, nas relações de agressividade que as crianças estabeleciam e estendiam a mim. Foi após esse período que cheguei ao Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Aníbal Machado, lugar onde tive a oportunidade de me reconectar com as crianças, com a minha essência. Desde que iniciei minha caminhada no magistério, conheci muitas crianças. Nenhuma delas havia me provocado tanto a ponto de fazer com que eu repensasse a minha prática a partir da relação com elas, do nosso cotidiano. Esse movimento de reflexão acontecia a partir dos registros que eu fazia, do que percebia do grupo. Apesar da relação de respeito que tinha com elas, foi preciso que uma das crianças – posteriormente todas as outras também – me mostrasse que era preciso mais. Era necessário escutá-las, não apenas ouvi-las. (FREIRE, 1996). O caminho reflexivo foi traçado por meio de registro escrito e fotográfico do dia a dia da turma, da observação e conversas com as crianças e suas famílias, das leituras dos textos de Paulo Freire e outros autores que dialogam com ideias a cerca da escuta e da infância como, por exemplo, Madalena Freire e Carla Rinaldi, além dos documentos oficiais que regem a Educação Infantil. As reflexões e práticas que emergiram deste processo, reverberaram em relações de igualdade e respeito à infância. O ato de escutar as crianças, devolveu a elas o lugar de protagonistas e autoras de suas próprias histórias na escola, e para além dela, na vida. As relações familiares também foram transformadas, o que foi possível perceber pelo relato das famílias nas conversas individuais, de porta, de corredor ou nas reuniões de turma. Ao invés de calarem diante de situações em que discordavam, as crianças passaram a fazer propostas e por meio do diálogo pensar e se posicionar de forma crítica refletindo também sobre as experiências que viviam.
Título do Evento
III Congresso de Estudos da Infância: Movimentos, Limiares e Fronteiras
Título dos Anais do Evento
Anais do congresso de estudos da infância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SALES, Carolina Maria de. POR UMA EDUCAÇÃO DIALÓGICA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS COM PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. In: Anais do congresso de estudos da infância. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UERJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIICEI/417705-POR-UMA-EDUCACAO-DIALOGICA-NA-PRIMEIRA-INFANCIA--EXPERIENCIAS-COM-PAULO-FREIRE-NA-EDUCACAO-INFANTIL. Acesso em: 26/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes