ESTUDANTES ÁRABES NA REDE DE ENSINO PÚBLICO DE FOZ DO IGUAÇU: ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS QUE NÃO FALAM PORTUGUÊS

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1130-3

DOI
10.29327/iii-sppal-480472.974373  
Título do Trabalho
ESTUDANTES ÁRABES NA REDE DE ENSINO PÚBLICO DE FOZ DO IGUAÇU: ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS QUE NÃO FALAM PORTUGUÊS
Autores
  • Josiane Raquel Pivato Echeverria
  • Raquel Nascimento dos Santos Henrique
  • Janice Scheila Kieling
Modalidade
Artigo
Área temática
Educação e Políticas Públicas
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-sppal-480472/974373-estudantes-arabes-na-rede-de-ensino-publico-de-foz-do-iguacu--acolhimento-de-criancas-que-nao-falam-portugues
ISBN
978-65-272-1130-3
Palavras-Chave
Migração. Árabes. Políticas linguísticas. Direito à Educação.
Resumo
O município de Foz do Iguaçu/PR possui a segunda maior comunidade árabe do Brasil, que busca manter viva sua língua e cultura no cotidiano dos estabelecimentos ligados ao povo árabe, como mesquitas, escolas e comércios. A partir de uma abordagem interdisciplinar, integrando as áreas de atuação de suas autoras (pedagogia, direito e comunicação), a pesquisa analisou os processos de acolhimento de crianças migrantes árabes não falantes de português na rede de ensino municipal, as políticas linguísticas de inclusão e sua efetiva execução. Para isso, realizou-se uma breve revisão literária, análise de documentos oficiais obtidos junto às entidades de educação pública municipal e observações in loco na Escola Municipal Professora Elenice Milhorança. Apurou-se que, embora existam documentos norteadores do trabalho realizado pelos professores na acolhida de imigrantes nas escolas, na prática cotidiana os profissionais relatam dificuldades em estabelecer uma comunicação eficaz com esses alunos. Diante desse cenário, verificou-se a necessidade de observar a igualdade material, visto que o Estado tem o dever constitucional de minimizar as diferenças e fornecer os meios necessários para o pleno acesso à educação, através da criação de políticas públicas e ferramentas de inclusão para crianças migrantes, especialmente as árabes, considerando as peculiaridades de sua língua materna.
Título do Evento
III SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA AMÉRICA LATINA: INOVAÇÕES E INTEGRAÇÃO REGIONAL
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário de Políticas Públicas na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

ECHEVERRIA, Josiane Raquel Pivato; HENRIQUE, Raquel Nascimento dos Santos; KIELING, Janice Scheila. ESTUDANTES ÁRABES NA REDE DE ENSINO PÚBLICO DE FOZ DO IGUAÇU: ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS QUE NÃO FALAM PORTUGUÊS.. In: Anais do Seminário de Políticas Públicas na América Latina. Anais...Foz do Iguaçu(PR) Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-sppal-480472/974373-ESTUDANTES-ARABES-NA-REDE-DE-ENSINO-PUBLICO-DE-FOZ-DO-IGUACU--ACOLHIMENTO-DE-CRIANCAS-QUE-NAO-FALAM-PORTUGUES. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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