SABERES E PROCESSOS EDUCATIVOS INSCRITOS NA FESTA DA MARUJADA DE SÃO BENEDITO E SÃO SEBASTIÃO DE TRACUATEUA/PA

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-738-5

Título do Trabalho
SABERES E PROCESSOS EDUCATIVOS INSCRITOS NA FESTA DA MARUJADA DE SÃO BENEDITO E SÃO SEBASTIÃO DE TRACUATEUA/PA
Autores
  • Dilma Oliveira
Modalidade
Comunicações Orais - Resumo Expandido
Área temática
GT 5 - Saberes, ambiente, relações e práticas produtivas na Amazônia
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-silssa/617470-saberes-e-processos-educativos-inscritos-na-festa-da-marujada-de-sao-benedito-e-sao-sebastiao-de-tracuateuapa
ISBN
978-85-5722-738-5
Palavras-Chave
SABERES, PROCESSOS EDUCATIVOS, MARUJADA DE TRACUATEUA
Resumo
As manifestações representadas a partir das culturas fortalecem e dão importâncias à relação das pessoas com suas heranças culturais. Dessa forma, as discussões em torno do termo cultura assumem uma principal função de olhar a diversidade cultural e social. Isso abre espaço para uma discussão e valorização em torno dos saberes que estão para além das diferentes manifestações culturais. Para que esses saberes possam adentrar à ciência, é necessário fortalecer e compreender, através de estudos científicos, a história e as contribuições desses grupos sociais, em especial o que compõem a Marujada no município de Tracuateua, no estado do Pará, no sentido de destacar sua importância no meio social, uma vez que a cultura destaca o processo de criação humano e, por sua vez a educação. Por essa visão cultural, nos deparamos com inúmeras manifestações, as quais demonstram essas experiências e aprendizagens construídas ao longo da vida, como as festas e danças, tais como as da Marujada. Embora com algumas modificações, que trataremos adiante, essa manifestação é vivida por muitas gerações como uma herança cultural e religiosa que deixa tanto os pais quanto os filhos, orgulhosos de fazerem parte de tal tradição. Nesse sentido, o estudo intitulado “Saberes e processos educativos inscritos na Festa Marujada da Marujada de São Benedito e São Sebastião de Tracuateua/PA, é parte de uma pesquisa de mestrado e, teve como objeto de investigação os saberes que perpassam a festa objetivando analisar os saberes e os processos educativos vivenciados pelas crianças durante a Festa da Marujada no município de Tracuateua/PA. A problemática fomentada norteou-se pela seguinte pergunta: De que forma os saberes e os processos educativos são vivenciados pela criança na Festa da Marujada em Tracuateua/PA? A fim de obter resposta para esse questionamento, outras perguntas foram necessárias: Que fatores mobilizam a participação da criança na festa da Marujada no município de Tracuateua? Quais significados são atribuídos pela criança sobre a festa? Que saberes e como eles são vivenciados pela criança na festa da marujada em Tracuateua/PA? Para responder a estas questões pretendeu-se: descrever os fatores que mobilizam a participação das crianças no cotidiano da Marujada; compreender os significados atribuídos sobre a Festa da Marujada pela criança; identificar os saberes vivenciados pelas crianças durante sua participação na Marujada de Tracuateua. Este estudo teve como intérpretes 16 (dezesseis) crianças, sendo 10 (dez) meninas e 6 (seis) meninos, com faixa etária entre 6 (seis) e 12 (doze) anos de idade, que participam da festa. O percurso metodológico foi caracterizado pela abordagem qualitativa com ênfase na etnometodologia. As técnicas de pesquisa utilizadas foram delimitadas por amostragem não probabilística como coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada, observação participante, rodas de conversa, diários de campo, registros fotográficos e a dinâmica com desenhos. Para a interpretação dos dados dessa pesquisa utilizou-se a análise do conteúdo. Dessa forma, partindo da diversidade de conhecimento construídos no cotidiano da marujada identificou-se saberes inerentes a festa, como: os saberes lúdicos, religiosos, da partilha, da comunhão, saberes relacionados a organização e a hierarquia, saberes estéticos e da experiência, os quais são vivenciados e partilhados entre marujos e marujas em diferentes gerações por meio da escuta, da observação e da oralidade. Nesse sentido, foi possível analisar, por meio da circulação desses saberes a relação destes com processos educativos que estão vinculados a educação do sensível; pela ludicidade; educação para o bem viver e de preceitos religiosos; pela colaboração e organização, bem como a educação pela valorização do respeito e valores sociais. Dessa forma, essa discussão que levantou a presença de saberes no contexto da marujada pela voz da criança, pois não existe texto acabado, mas certamente este será um caminho para muitos outros que pretendam abordar ou discutir as questões levantadas no decorrer desta pesquisa. Desse modo, essa dissertação, procurou analisar a festa da marujada em Tracuateua a partir de uma perspectiva cultural que envolve a circulação de saberes e, por conseguinte uma relação de aprendizagem, onde seus sujeitos relacionam-se entre si e sob práticas lúdicas, religiosas, históricas, simbólicas, e evidenciamos, principalmente, a dimensão cultural educativa dessa festa, objetivando uma extensão do olhar sobre nosso objeto, de modo a perceber os saberes e sua relevância para a educação amazônica. Entender a educação como uma construção e socialização de saberes que são tecidos entre pessoas em diferentes lugares, as quais educam e são educadas reciprocamente, nos fez compreender a existência de práticas educativas vivenciadas por meio da circulação de saberes como: o lúdico, o religioso, o organizacional, o estético, e o da experiência. Assim, em todos os rituais da marujada encontramos a presença saberes que estão relacionados a educação do sensível; pela ludicidade; educação para o bem viver e de preceitos religiosos; pela colaboração e organização, bem como a educação pela valorização do respeito e valores sociais. Saberes estes que marcam a dimensão educativa da marujada. Como espaço de uma educação informal e de produção de saberes a festa da marujada que surge da própria vivência e experiencia dos sujeitos envolvidos nessa manifestação cultural, nos faz acreditar que a preservação cultural, de um grupo ou de um povo, é uma maneira de valorizar a diversidade do conhecimento e consequentemente a educação e suas práticas educativas, pois, distinto daquela concepção de educação que, muitas vezes, se apresenta como única e verdadeira, os saberes populares podem acontecer em diferentes espaços com diferentes formas de aprendizagem. De modo geral, foi possível perceber que as crianças que participam dessa manifestação cultural aprendem e essa aprendizagem é desenvolvida por meio da escuta, do fazer, do compartilhar com os outros e pela própria vivência no grupo. São aprendizagem que se desenvolvem por meio de processos educativos que decorrem da produção e da circulação dos saberes. Nesse sentido os saberes lúdicos, como a dança, são, normalmente, repassados pelos mais velhos para as crianças, da mesma forma que os saberes religiosos, da organização e da experiencia são orientados pelos marujos e marujas mais velho(a)s. As regras da organização dos rituais e da própria festa, embora, muitas, não estejam documentadas acontecem progressivamente, onde as crianças conseguem acompanhar e interagir em todas as atividades dessa manifestação, isto é, sabem exatamente o que fazer. Pesquisar e revelar os saberes e os processos educativos que perpassam a marujada de Tracuateua, sua importância e sua significabilidade pela voz da criança, foi compreender que essa educação desenvolvida no cotidiano dessa festa é resultado do conhecimento adquirido e transmitido de diferentes gerações, assim como é fruto da convivência onde a experiência é compartilhada entre marujos e marujas, que pode ser caracterizado como um procedimento de criação e recriação de saberes que precisa ser analisado e legitimado pela ciência no contexto educacional.
Título do Evento
III SILSSA - Seminário Internacional Linguagens Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Cidade do Evento
Bragança
Título dos Anais do Evento
Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Dilma. SABERES E PROCESSOS EDUCATIVOS INSCRITOS NA FESTA DA MARUJADA DE SÃO BENEDITO E SÃO SEBASTIÃO DE TRACUATEUA/PA.. In: Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia. Anais...Bragança(PA) UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-silssa/617470-SABERES-E-PROCESSOS-EDUCATIVOS-INSCRITOS-NA-FESTA-DA-MARUJADA-DE-SAO-BENEDITO-E-SAO-SEBASTIAO-DE-TRACUATEUAPA. Acesso em: 17/06/2025

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