PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: O TRABALHO DESENVOLVIDO NO CRAS ZACARIAS GOMES NOGUEIRA.

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-738-5

Título do Trabalho
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: O TRABALHO DESENVOLVIDO NO CRAS ZACARIAS GOMES NOGUEIRA.
Autores
  • Tassiany de Almeida Magalhaes
  • Francielma Mesquita Magalhaes
  • EDILENE DO SOCORRO SILVA DA ROSA
Modalidade
Comunicações Orais - Resumo Expandido
Área temática
GT 4 - Currículo, Formação de Professores, Relações éticos raciais, Infancias e cultura material nas territorialidades amazônicas
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-silssa/617360-praticas-pedagogicas-em-ambientes-nao-escolares--o-trabalho-desenvolvido-no-cras-zacarias-gomes-nogueira
ISBN
978-85-5722-738-5
Palavras-Chave
Estágio, CRAS, Práticas Pedagógicas.
Resumo
Ao pedagogo é permitido a atuação tanto em ambientes escolares quanto não escolares, em razão da diversidade de temas presentes em sua grade curricular. O conceito de educação fora dos muros da escola vem ganhando destaque por investigar práticas pedagógicas para além da figura do pedagogo, afinal a falta de um profissional da área no local não invalida os saberes de quem lá trabalha. Dessa maneira, este texto é resultante da experiência proporcionada pelo Estágio Supervisionado em Ambientes Não Escolares, vivência na qual foram observadas práticas pedagógicas realizadas pelos técnicos de referência e educadores sociais com o intuito de desenvolver a socialização, a interação, o físico e o cognitivo. Assim, pretende-se aqui apresentar considerações sobre a atuação do pedagogo no CRAS e as práticas educacionais desenvolvidas para além da presença do pedagogo. Pensa-se relevante a temática no que diz respeito às experiências e conhecimentos que este trabalho poderá agregar ao tema, uma vez que socializar o que foi experimentado sem sombra de dúvidas soma as pesquisas já existentes. Esta pesquisa incentiva a construção de tessituras e reflexões sobre a práxis educativa, razão pela qual, optamos pela abordagem metodológica qualitativa que corrobora com a pesquisa, sendo considera adequada para esta. Tendo em vista que, assim como enuncia Flick (2009) a pesquisa qualitativa dá ênfase ao estudo das relações sociais em virtude a diversidade de estilos e formas de vida e, na visão de Vieira (2004) uma argumentação coesa e concisa poderá ser alcançada pelo uso de entrevistas, observações de campo e análise documental. Tais técnicas tomam corpo no desenvolver da pesquisa e no contato com textos, livros e artigos que constituem o referencial teórico articulados a práxis. O lócus de realização da investigação foi o Centro de Referência e Assistência Social Zacarias Gomes Nogueira, localizado no município de Peixe Boi/PA, uma instituição pública que atua no atendimento de indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Paralelo ao levantamento de dados e observação, há de se destacar a fundamentação teórica sobre estágio supervisionado com os textos de Pimenta (2011); educação não formal com Garcia (2005) e pedagogia social pela visão de Silva (2017). No contexto da observação participante evoluímos para um contato direto com os profissionais do CRAS e os usuários do serviço. Participamos de atividades e ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, o PAIF e o programa Criança Feliz. Este último foi o protagonista no desenvolvimento do plano de ação denominado "Projeto Criança Feliz: Proposta de Caderno Pedagógico", com vistas a colaborar com o trabalho dos profissionais que enfrentam, em decorrência da pandemia de COVID 19, dificuldades como recursos limitados, uma enorme carga de trabalho e o desafio da orientação aos responsáveis. Entende-se, portanto, que mesmo em uma situação na qual não exista um pedagogo na instituição as práticas educativas não deixam de serem usadas, neste caso, pelos técnicos de referência. Por isso, a sugestão do caderno, o qual seria baseado nos saberes e histórias da comunidade, a fim de desenvolver os aspectos físicos e cognitivos dos indivíduos atendidos pelo serviço. As atividades realizadas pela instituição durante a observação participante foram atividades lúdicas, levando em consideração a necessidade de interação inerente ao ser humano, que ao fazer uso da "brincadeira faz entrar em cena o próprio jogo social das trocas, interações e solidariedade” (PASSOS ET AL., 2005, p.144). Ao que se refere às atividades desenvolvidas no CRAS, o período de observações, assim como os diálogos com os funcionários e usuários do serviço trouxeram relatos das vivências e do cotidiano de funcionamento da instituição. Colocamos aqui ênfase nas falas da coordenadora do “Programa Criança Feliz”, que em suas narrativas fala sobre os desafios e o funcionamento do mesmo. Este programa, consistindo em atendimentos domiciliares para acompanhar e auxiliar no desenvolvimento das crianças, desenvolve atividades pedagógicas que visam o aperfeiçoamento do sistema motor, emocional, social e cognitivo das crianças em situação de vulnerabilidade social, tais como: brincadeiras usando contato visual, imitações, sonoridade, leituras, quebra cabeça, teatro de fantoches, entre outros. O desafio se apresenta na carência de materiais pedagógicos apropriados, além das dificuldades que alguns cuidadores têm de seguir as orientações dadas pelos visitadores. Ainda dentro do CRAS, o serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos trabalha com atividades de interação social, por meio de concursos de danças, desfiles, confecção de roupas, máscaras de carnaval e outras atividades culturais e artísticas desenvolvidas rotineiramente no programa. O estágio supervisionado em Ambientes Não escolares fez com que fosse ampliado os conhecimentos a respeito do próprio curso de pedagogia, compreendendo assim novas formas do fazer pedagógico. Relacionando teoria e prática, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) foi um espaço importante e que verdadeiramente somou no processo de entendimento de como se dá a organização nesse ambiente, isto é, a equipe e o papel que cada um exerce, atividades desenvolvidas e o público que recebe esse atendimento. Ademais, foi possível perceber o trabalho pedagógico nesse espaço (CRAS) com totalidade e não apenas de maneira superficial como geralmente são as ideias criadas no imaginário da maioria das pessoas, pois só se sabe aquilo que se conhece, e uma das melhores maneiras de conhecer é fazendo parte do processo, que nesse caso, é o próprio estágio supervisionado. Diante disso, para chegar a um determinado conhecimento é necessário fazer uso da observação, de modo que esta constitui-se como parte fundamental da prática do estágio. A partir das observações são colhidas informações, e com base nessas informações um novo conhecimento é adquirido. Diante das informações aqui apresentadas percebe-se que as práticas educativas são baseadas no conhecimento que os técnicos de referências e educadores sociais têm sobre a comunidade, buscando desenvolver atividades divertidas e de socialização. REFERÊNCIAS FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. GARCIA, Valéria Aroeira. Um sobrevoo: O Conceito de Educação Não Formal. In: PARK, Margareth; FERNANDES, R. S. (org). Educação Não Formal: Contextos, Percursos e Sujeitos. Campinas: UNICAMP/CMU, Holambra: Editora Setembro, 2005. p. 27.. PIMENTA, S. G. (org). Pedagogia e pedagogos: Caminhos e perspectivas. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011. PASSOS, I. C. F., MOURA, I. F. C., BEATO, M. S. F., & OLIVEIRA, F. G. (2005). Jogo, memória e afeto: O que aprendemos com os idosos. In P. Amarante (Coord.). Archivos de Saúde Mental e Atenção Psicossocial, 2 (pp. 143-159). Rio de Janeiro: Nau Editora. SILVA, C. L. D. Pedagogia Social: A Atuação do Pedagogo no CRAS em Fortaleza – CE. Monografia (Licenciatura em Pedagogia). UFCG, Cajazeiras, 2017. VIEIRA, Marcelo Milano Falcão. Por Uma Boa Pesquisa (qualitativa) em Administração. In: VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; ZOUAIN, Deborah Moraes (Orgs.). Pesquisa qualitativa em administração. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2004.
Título do Evento
III SILSSA - Seminário Internacional Linguagens Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Cidade do Evento
Bragança
Título dos Anais do Evento
Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MAGALHAES, Tassiany de Almeida; MAGALHAES, Francielma Mesquita; ROSA, EDILENE DO SOCORRO SILVA DA. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: O TRABALHO DESENVOLVIDO NO CRAS ZACARIAS GOMES NOGUEIRA... In: Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia. Anais...Bragança(PA) UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-silssa/617360-PRATICAS-PEDAGOGICAS-EM-AMBIENTES-NAO-ESCOLARES--O-TRABALHO-DESENVOLVIDO-NO-CRAS-ZACARIAS-GOMES-NOGUEIRA. Acesso em: 06/08/2025

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