POLÍTICAS IDENTÁRIAS PARA SURDOS NO ESPAÇO ESCOLAR, UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA.

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-738-5

Título do Trabalho
POLÍTICAS IDENTÁRIAS PARA SURDOS NO ESPAÇO ESCOLAR, UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA.
Autores
  • Adalto Sebastião da Silva junior
  • Leila Saraiva Mota
  • Joana d’Arc de Vasconcelos Neves
Modalidade
Comunicações Orais - Resumo Simples
Área temática
GT 3 - Educação Linguagens e saberes Interculturais nas territorialidades amazônicas
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-silssa/617290-politicas-identarias-para-surdos-no-espaco-escolar-uma-discussao-necessaria
ISBN
978-85-5722-738-5
Palavras-Chave
Políticas identitárias, Identidade surda, Linguística
Resumo
O presente estudo, em andamento, faz parte do programa institucional de bolsas de iniciação a docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará/UFPA-Bragança, o qual está vinculado ao curso de licenciatura plena em Letras - Língua Portuguesa. O objetivo geral desta pesquisa busca discutir a importância das políticas identitárias, tais como gênero, raça e sexualidade no processo de escolarização do sujeito surdo e a influência destas temáticas na construção da identidade e no reconhecimento cultural e linguístico da pessoa surda na sociedade e no espaço educacional. Diante da realidade que a comunidade surda enfrenta nos espaços predominantemente ouvintistas, onde a língua majoritária oralizada, exerce poder influenciando diretamente no pertencimento das identidades surdas, é necessário uma mudança dessa concepção apoiada na normalização para uma visão que procura entender as peculiaridades inerentes da cultura surda, além da importância da transformação dessa sociedade ouvintista que impõe aos surdos valores dominantes (linguísticos, culturais, raciais, estéticos, religiosos). Consequentemente, este estudo convém integrar a escola aos possíveis caminhos para uma metodologia mais inclusiva e reflexiva no que se refere aos estudos das políticas identitárias para pessoas surdas. A metodologia deste trabalho envolve pesquisas bibliográficas com os autores Carlos Skliar (2013) e Gladis Perlin (2003), entre outros. Com base no referencial teórico sobre a pessoa surda e as implicações de ordem social e histórica, que perpassa os meandros da educação de surdos, resultado das representações ouvintistas. Espera-se que o presente estudo contribua com a relevância desses temas nos espaços de ensino e aprendizagem para surdos, como também, na valorização da identidade Surda, frente a uma sociedade que causou invisibilidade destes indivíduos dos espaços sociais e escolar.
Título do Evento
III SILSSA - Seminário Internacional Linguagens Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Cidade do Evento
Bragança
Título dos Anais do Evento
Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JUNIOR, Adalto Sebastião da Silva; MOTA, Leila Saraiva; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos. POLÍTICAS IDENTÁRIAS PARA SURDOS NO ESPAÇO ESCOLAR, UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA... In: Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia. Anais...Bragança(PA) UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-silssa/617290-POLITICAS-IDENTARIAS-PARA-SURDOS-NO-ESPACO-ESCOLAR-UMA-DISCUSSAO-NECESSARIA. Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

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