O PEDAGOGO NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: REFLEXÕES A PARTIR DE OBSERVAÇÕES EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM CAPANEMA-PA

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-738-5

Título do Trabalho
O PEDAGOGO NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: REFLEXÕES A PARTIR DE OBSERVAÇÕES EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM CAPANEMA-PA
Autores
  • Erica Cristina Sousa Gomes
  • Paula Daniela Travasso Da Costa
  • EDILENE DO SOCORRO SILVA DA ROSA
Modalidade
Comunicações Orais - Resumo Expandido
Área temática
GT 4 - Currículo, Formação de Professores, Relações éticos raciais, Infancias e cultura material nas territorialidades amazônicas
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-silssa/617041-o-pedagogo-no-contexto-da-assistencia-social--reflexoes-a-partir-de-observacoes-em-um-centro-de-referencia-especi
ISBN
978-85-5722-738-5
Palavras-Chave
Pedagogo, Atendimento Psicossocial, Ambientes não escolares, Vulnerabilidade Social
Resumo
Este texto apresenta experiências discentes referentes ao componente curricular "Estágio Supervisionado em Ambientes Não Escolares”, tendo o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) localizado na cidade de Capanema-PA como locus de pesquisa. Nosso intuito foi identificar como se configura a atuação do pedagogo fora do âmbito escolar, considerando-a também a partir de uma perspectiva de construção identitária profissional no processo formativo da experiência de estágio, além de verificar de quais modos podem ser desenvolvidas atividades voltadas ao contexto de vulnerabilidade social visando a ação pedagógica, ademais, estabelecer um estudo que possibilitasse identificar quais aspectos da formação do pedagogo contribuem juntamente ao do Assistente Social em vista de uma maior eficácia no atendimento psico-social. Como base teórica apoiamos a pesquisa na Constituição Federal (1988) e nas contribuições de FRISON (2006), LIB NEO(1999); PIMENTA. (1999). Sendo configurada como um campo amplo de atuação não limitado a sala de aula e se fazendo presente em variados espaços, a Pedagogia se torna um elemento estruturante às práticas de aprendizagens, destacando a importância de viver a experiência de estágio inclusive na construção da identidade profissional do Pedagogo, construída durante o curso de maneira teórica e prática a partir dessas vivências consideradas enriquecedoras. Este texto contempla descrições das observações relacionadas ao ambiente físico e social, a partir da experiência do Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia da UFPA, e visa apresentar reflexões acerca do papel pedagógico nesses espaços trazendo referências que discorrem sobre a temática atreladas à realidade vivenciada durante o período do estágio. De acordo com a definição disponível no site do Governo Federal, o CREAS advém de políticas públicas que tem por objetivo a proteção de pessoas que tiveram seus direitos violados, nesse sentido, o público alvo observado foi o de jovens em cumprimento de Medidas Socioeducativas (MSE), em Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Essa pesquisa teve uma abordagem qualitativa, onde utilizamos como técnica metodológica a coleta de dados por meio de observação, entrevista semiestruturada, pesquisa bibliográfica e análise documental. Durante o processo reafirmou a relevância da inclusão de Pedagogos nesses espaços, e mediante as análises desenvolvidas constatou-se prioritariamente a necessidade de uma adequação de funções, visto que profissionais de outras áreas de formação tendencialmente assumem o papel pedagógico que não necessariamente lhes compete, o que acarreta uma limitação à execução qualitativa das atividades que deveriam ser atribuídas ao cargo. Quando recebidos os adolescentes que estão em Liberdade Assistida (LA) ou em período de Prestação de Serviços à Comunidade, nota-se uma acentuada dificuldade na aplicação das medidas, uma vez que esses jovens não costumam comparecer quando lhes é solicitado. A partir da Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012, foi instituído o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo Sinase, que ‘‘regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional’’ (BRASIL, 2021, p. 10); desse modo, a não presença do pedagogo para o acompanhamento do socioeducando e da família, essa função é realizada por um Assistente Social. Apesar de haver um planejamento mensal e individual, na maioria das vezes não há um retorno da família ou do socioeducando para que o planejamento seja devidamente cumprido, o que torna um trabalho mais complexo à profissional responsável. Além disso, tal experiência permitiu-nos observar a realidade do educador social de modo mais minucioso e perceber a necessidade de um maior reconhecimento sócio-governamental mediante seu papel dentro desses órgãos. É incontrovertível que não façamos reflexões sobre vários assuntos sociais os quais obtivemos conhecimentos durante esse processo, podemos citar aqui a negligência por parte dos jovens que não comparecem no Centro de Assistência para cumprir com sua “penalidade” como forma de evitar uma “lesão” maior, comprometendo a garantia de proteção e assegurar a integridade física e psicológica desses jovens, os mesmos parecem não ter discernimento do quanto esse momento é importante em suas vidas, são seus direitos sendo garantidos, frisamos a importância de um Pedagogo nesses espaços, com intuito (não de desvalorizar o profissional de assistência social), mas compreendendo o pedagogo como um articulador desse processo de ensino-aprendizagem, ele deve ser a ferramenta nessa mediação e superação das vulnerabilidades sociais por meio de suas intervenções pedagógicas, portanto acreditamos que a sua existência desses profissionais nesses espaços, estão garantindo a esse público seus direitos, visto que são eles que desenvolvem as ações educativas, projetos e práticas pedagógicas junto a outros profissionais. REFERÊNCIAS: BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Lei nº 8.069, 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União. ano 1990, Disponível em:https://cutt.ly/yECVBmB. Acesso em: 8 mar. 2022. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CNE: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Resolução CNE/CP nº 1 de 15 de maio de 2006. In: Diário Oficial da União. Brasília, 16 de maio de 2006. FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Auto-regulação da aprendizagem: atuação do pedagogo em espaços não-escolares. 2006. 342f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, PUCRS, Porto Alegre. LIB NEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: Visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, Dezembro/99. LIB NEO, J. C.. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1999. _______. Pedagogia e Pedagogos, para Quê? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001
Título do Evento
III SILSSA - Seminário Internacional Linguagens Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Cidade do Evento
Bragança
Título dos Anais do Evento
Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Erica Cristina Sousa; COSTA, Paula Daniela Travasso Da; ROSA, EDILENE DO SOCORRO SILVA DA. O PEDAGOGO NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: REFLEXÕES A PARTIR DE OBSERVAÇÕES EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM CAPANEMA-PA.. In: Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia. Anais...Bragança(PA) UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-silssa/617041-O-PEDAGOGO-NO-CONTEXTO-DA-ASSISTENCIA-SOCIAL--REFLEXOES-A-PARTIR-DE-OBSERVACOES-EM-UM-CENTRO-DE-REFERENCIA-ESPECI. Acesso em: 25/05/2025

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