"PEDAGOGIA DA PESCA ARTESANAL: APRENDENDO A SER UM PESCADOR DE CARANGUEJO”

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-738-5

Título do Trabalho
"PEDAGOGIA DA PESCA ARTESANAL: APRENDENDO A SER UM PESCADOR DE CARANGUEJO”
Autores
  • Cristina Maria Silva De Oliveira
  • Matheus Mendes Dos Santos
  • Marcelo do Vale Oliveira
Modalidade
Comunicações Orais - Resumo Simples
Área temática
GT 5 - Saberes, ambiente, relações e práticas produtivas na Amazônia
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-silssa/605140-pedagogia-da-pesca-artesanal--aprendendo-a-ser-um-pescador-de-caranguejo
ISBN
978-85-5722-738-5
Palavras-Chave
Palavras-chave: pesca artesanal, catação, saberes, observação.
Resumo
Os atuantes no beneficiamento (“catação”) do caranguejo são denominados localmente de “catadores”/ “catadoras”. Eles desenvolvem suas atividades em interação continuada com o meio ambiente, com base em um complexo conjunto de saberes sobre recursos móveis, mangues, rios e mar. A socialização desses saberes é o nosso objeto, ou seja, o processo de constituição de um pescador artesanal de caranguejo, a partir do que chamamos de “pedagogia da pesca artesanal”. O objetivo geral é compreender o processo de formação de catadores em Caratateua, Bragança, Pará. Realizou-se entrevistas de janeiro a agosto de 2021 com três famílias. O procedimento é qualitativo com levantamento bibliográfico, pesquisa de campo (entrevistas semiestruturadas e observação participante) e análise de dados. Os resultados principais são: os filhos das interlocutoras iniciaram nas atividades ligadas à pesca com idade variando entre 8 aos 13 anos; há divisão sexual de trabalho nas atividades desenvolvidas; a produção é toda voltada ao comércio; o principal saber mobilizado é o conhecimento sobre a retirada da carne do caranguejo; a própria residência é o local de trabalho; existem instrumentos usados no processo de catação: pedra, paneiro, tacho, rede, pau, faquinha de serra e lenha; a aferição de renda advém da venda da polpa, da coleta do caranguejo e também do sururu e de programas sociais das políticas públicas de transferência de renda; a venda é feita para atravessadores; a catação não interfere na frequência escolar, pois as crianças participam no tempo livre; elas aprendem a prática da catação pela observação, mas tem a ajuda da mãe para aperfeiçoar a técnica. Conclui-se que a “pedagogia” da pesca artesanal se dá através da observação das mães e da prática empírica do ato de catar. As crianças e jovens que participam atualmente são considerados “aptos” e com isso já dominam todo processo de catar o caranguejo.
Título do Evento
III SILSSA - Seminário Internacional Linguagens Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Cidade do Evento
Bragança
Título dos Anais do Evento
Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Cristina Maria Silva De; SANTOS, Matheus Mendes Dos; OLIVEIRA, Marcelo do Vale. "PEDAGOGIA DA PESCA ARTESANAL: APRENDENDO A SER UM PESCADOR DE CARANGUEJO”.. In: Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia. Anais...Bragança(PA) UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-silssa/605140-PEDAGOGIA-DA-PESCA-ARTESANAL--APRENDENDO-A-SER-UM-PESCADOR-DE-CARANGUEJO. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes