O MITO DO ATAÍDE COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DA SOCIOBIODIERSIDADE NA COMUNIDADE DO TAMATATEUA/BRAGANÇA-PA.

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-738-5

DOI
10.29327/1213889.1-14  
Título do Trabalho
O MITO DO ATAÍDE COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DA SOCIOBIODIERSIDADE NA COMUNIDADE DO TAMATATEUA/BRAGANÇA-PA.
Autores
  • Lucas Gabriel Pereira Da Silva
  • Gustavo Goulart Moreira Moura
Modalidade
Comunicações Orais - Resumo Simples
Área temática
GT 6 - Saberes, culturas, saúde e ambientes amazônicos
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-silssa/595094-o-mito-do-ataide-como-instrumento-de-protecao-da-sociobiodiersidade-na-comunidade-do-tamatateuabraganca-pa
ISBN
978-85-5722-738-5
Palavras-Chave
Espaço mítico, Amazônia Costeira, Etnooceanografia, Cosmomitologia, Encantados.
Resumo
A Oceanografia Socioambiental funda-se a partir de críticas ao caráter colonial da Oceanografia Clássica hegemônica. Esta nova oceanografia tem organizado campos já existentes (Educação Ambiental Marinho-Costeira Crítica e História Oceanográfica, por exemplo) ou criado outros (Etnooceanografia, por exemplo) em torno de um corpus e práxis comuns. Um dos pontos de partida é a definição de um objeto comum de investigação, os espaços etnooceanográficos. Esta modalidade de espaços epistêmicos possui diversas dimensões a serem investigadas, como o das atividades profissionais e o mítico por exemplo. Este trabalho parte da perspectiva etnooceanográfica para desenvolver uma abordagem de estudo dos espaços míticos, inclusive os amazônicos. Assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar o papel cosmomitológico do encantado Ataíde para a etnoconservação na comunidade de pesca do Tamatateua, Bragança-PA, em uma perspectiva etnooceanográfica. Nesta comunidade, o Ataíde é descrito como uma figura humanoide, alta, dotada de gênero e sexo, com órgão sexual bastante avantajado, que pune aqueles que não cumprem os códigos de conduta de uso considerado correto do ecossistema de manguezal. Nestas regras de conduta há três critérios de exclusão de indivíduos: i. por Sexo; ii. por tamanho e iii. por período. Estes critérios compõem uma modalidade de legislação cosmomitólogica que une as aparições do Ataíde, as punições e a reclusão de espaços, cujo juiz seria o próprio Ataíde. Uma vez que o encantado utiliza de castigos (em grande parte sexual) para aqueles que as descumprem, a sua aparição, por si só, já é suficiente para o resguardo das zonas (de aparição) do mangal em um período determinado de tempo favorecendo conservação dos recursos pesqueiros.
Título do Evento
III SILSSA - Seminário Internacional Linguagens Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Cidade do Evento
Bragança
Título dos Anais do Evento
Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SILVA, Lucas Gabriel Pereira Da; MOURA, Gustavo Goulart Moreira. O MITO DO ATAÍDE COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DA SOCIOBIODIERSIDADE NA COMUNIDADE DO TAMATATEUA/BRAGANÇA-PA... In: Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia. Anais...Bragança(PA) UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-silssa/595094-O-MITO-DO-ATAIDE-COMO-INSTRUMENTO-DE-PROTECAO-DA-SOCIOBIODIERSIDADE-NA-COMUNIDADE-DO-TAMATATEUABRAGANCA-PA. Acesso em: 19/06/2025

Trabalho

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