SABERES TRADICIONAIS E A PEDAGOGIA NÃO FORMAL NA APRENDIZAGEM DAS PRÁTICAS PRODUTIVAS DOS CATADORES(AS) DE CARANGUEJO-UÇÁ (UCIDES CORDATUS) NA COMUNIDADE DE CARATATEUA-BRAGANÇA/PA

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-738-5

Título do Trabalho
SABERES TRADICIONAIS E A PEDAGOGIA NÃO FORMAL NA APRENDIZAGEM DAS PRÁTICAS PRODUTIVAS DOS CATADORES(AS) DE CARANGUEJO-UÇÁ (UCIDES CORDATUS) NA COMUNIDADE DE CARATATEUA-BRAGANÇA/PA
Autores
  • Cleonilson Rosário Da Costa
Modalidade
Comunicações Orais - Resumo Simples
Área temática
GT 5 - Saberes, ambiente, relações e práticas produtivas na Amazônia
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-silssa/594764-saberes-tradicionais-e-a-pedagogia-nao-formal-na-aprendizagem-das-praticas-produtivas-dos-catadores(as)-de-carang
ISBN
978-85-5722-738-5
Palavras-Chave
Saberes tradicionais, pedagogia não formal, práticas produtivas
Resumo
Este trabalho enquadra-se no GT 5 - Saberes, ambiente, relações e práticas produtivas na Amazônia, tendo como título SABERES TRADICIONAIS E A PEDAGOGIA NÃO FORMAL NA APRENDIZAGEM DAS PRÁTICAS PRODUTIVAS DOS CATADORES(AS) DE CARANGUEJO-UÇÁ (UCIDES CORDATUS) NA COMUNIDADE DE CARATATEUA-BRAGANÇA/PA. O objetivo geral é compreender os processos de aprendizagem de crianças e adolescentes acerca das práticas produtivas da catação do caranguejo-uçá. Utiliza-se uma abordagem qualitativa, tendo a pesquisa de campo como método, na qual se compartilhou das experiências cotidianas dos(as) catadores(as), a saber: catadores(as) à espera do crustáceo na orla; chegada do barco; medição do caranguejo-uçá; transporte; lavagem; cozimento; beneficiamento; descanso e suas relações sociais (gênero, geração, natureza). Permitindo ao observador chegar o mais perto da ‘perspectiva do sujeito’. Utilizou-se também entrevistas e registros fotográficos como técnicas de coleta de dados, sendo realizadas entrevistas com os(as) catadores(as) (crianças, adolescentes e adultos) com a finalidade de coletar informações gerais (família, faixa etária, tempo de trabalho, aprendizagem) para compreender a dinâmica produtiva e os saberes envolvidos na catação do caranguejo-uçá, e o registro fotográfico com a finalidade de capturar imagens das práticas produtivas da catação do caranguejo-uçá (lugar, ferramentas, utensílios, partes do corpo do caranguejo) e registrar com clareza o processo de aprendizagem das crianças e adolescentes nesse ambiente rico de saberes. Os dados coletados serão analisados com base na Análise do Discurso (AD) buscando refletir sobre as construções ideológicas presentes em discursos plurissemióticos. A pesquisa tem como resultados parciais uma descrição minuciosa das práticas produtivas da catação do caranguejo-uçá e os saberes tradicionais acionados; análise da transmissão desses saberes através da Pedagogia não formal; e, ainda em construção, há um tópico que dá voz a crianças e adolescentes sobre a catação do caranguejo-uçá. A catação é um universo de saberes tradicionais repassados entre as gerações que precisam ser visibilizados pela sociedade.
Título do Evento
III SILSSA - Seminário Internacional Linguagens Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Cidade do Evento
Bragança
Título dos Anais do Evento
Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Cleonilson Rosário Da. SABERES TRADICIONAIS E A PEDAGOGIA NÃO FORMAL NA APRENDIZAGEM DAS PRÁTICAS PRODUTIVAS DOS CATADORES(AS) DE CARANGUEJO-UÇÁ (UCIDES CORDATUS) NA COMUNIDADE DE CARATATEUA-BRAGANÇA/PA.. In: Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia. Anais...Bragança(PA) UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-silssa/594764-SABERES-TRADICIONAIS-E-A-PEDAGOGIA-NAO-FORMAL-NA-APRENDIZAGEM-DAS-PRATICAS-PRODUTIVAS-DOS-CATADORES(AS)-DE-CARANG. Acesso em: 17/06/2025

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