OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MULTISSERIE NA COMUNIDADE RIBEIRINHA SÃO GREGORIO, BARCARENA/PA

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-738-5

Título do Trabalho
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MULTISSERIE NA COMUNIDADE RIBEIRINHA SÃO GREGORIO, BARCARENA/PA
Autores
  • Juliana Barreira De Oliveira
  • Mailson Lima Nazaré
Modalidade
Comunicações Orais - Resumo Simples
Área temática
GT 3 - Educação Linguagens e saberes Interculturais nas territorialidades amazônicas
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-silssa/594394-os-desafios-da-educacao-multisserie-na-comunidade-ribeirinha-sao-gregorio-barcarenapa
ISBN
978-85-5722-738-5
Palavras-Chave
Classe-escola multisseriada, Comunidade tradicional, Educação escolar.
Resumo
A educação escolar para atender comunidades ribeirinhas na Região Amazônica possui diversos desafios que envolvem as suas características socioculturais, como a formação de suas moradias dispersas nas comunidades, o que dificulta o deslocamento de alunos e consequentemente a organização de turmas escolares, aspectos estes que contribuem para a formação das turmas denominadas multissérie e unidocentes, estas turmas organizam o trabalho de ensino com um único docente em uma sala de aula com alunos de diferentes séries e idades, realidade que afeta a comunidade ribeirinha São Gregório situada no município de Barcarena no estado do Pará. Portanto, com base nas questões apresentadas este trabalho analisa como se desenvolve o trabalho docente na comunidade ribeirinha São Gregório. Destacamos que as classes multisserie unidocentes são realidades em diferentes ambientes de zona rurais na Amazônia e por isso, refletir sobre seus funcionamentos e as práticas educativas nelas desenvolvidas é uma necessidade para gestores e profissionais da educação o que justifica nosso interesse em desenvolver este trabalho. Nosso objetivo visa identificar os desafios do trabalho docente multissérie na comunidade ribeirinha, para isto, utilizamos como metodologia pesquisa de campo com abordagem qualitativa onde a coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestrutura com a docente que atua na Escola da comunidade, destaca-se que o estudo se encontra em andamento com resultados preliminares, no qual, se evidencia a sobrecarga da professora em sala de aula, a atuação da docente ao longo de 13 anos com as mesmas práticas no trabalho multisserie. Concluímos que a as classes multissérie unidocentes nas escolas ribeirinhas amazonidas devem serrem repensadas tendo em vista a qualidade da educação escolar e a valorização dos professores de áreas rurais.
Título do Evento
III SILSSA - Seminário Internacional Linguagens Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Cidade do Evento
Bragança
Título dos Anais do Evento
Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Juliana Barreira De; NAZARÉ, Mailson Lima. OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MULTISSERIE NA COMUNIDADE RIBEIRINHA SÃO GREGORIO, BARCARENA/PA.. In: Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia. Anais...Bragança(PA) UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-silssa/594394-OS-DESAFIOS-DA-EDUCACAO-MULTISSERIE-NA-COMUNIDADE-RIBEIRINHA-SAO-GREGORIO-BARCARENAPA. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes